sexta-feira, 12 de novembro de 2010

TODOS UNIDOS PELO DIABETES



Dia 14 de novembro é considerado o dia do diabético, data alusiva ao nascimento do cientista que inventou a insulina, onde possibilitou uma melhor qualidade de vida aos portadores desta patologia, que até hoje não tem cura, e por isto é preciso muita, mas muita mesmo, disciplina e determinação por parte do diabético, ou seja, é um mosaico de regras que devem ser repetidas várias vezes para que as taxas metabólicas fiquem nas metas e muitas vezes é preciso de vários insumos para ajudar neste controle e para tal ,faz-se necessário que os governantes fiquem sensibilizados à causa, invistam recursos financeiros e ofereçam uma assistência digna, este é sem duvida o real motivo para se comemorar este dia.
Como sempre o Cedeba, órgão da Sesab/Ba celebra este dia com muita doação de energia e amor,por parte da equipe organizadora, a qual estou inserida, são vários meses de antecedência com aquisições de brindes para que todos os pacientes convidados os recebam. Este ano compramos pela modalidade pregão presencial, bolsa de lona ( o paciente é orientado a usá-la, pois tem compartimentos para o cartão, receitas, cartilhas, etc.), squeze (garrafa para água) nécessaire (porta insulina), camisa alusiva ao evento, lanche( barra de cereal, torrada e suco de uva diet), Kit higiene bucal( escova, fio dental e creme dental), todos os itens na cor azul, pois foi escolhida e usada como símbolo por toda a Sociedade Cientifica de Diabetes.
A programação deste ano foi super interessante e leve, teve as falas da diretora da unidade e do secretário de saúde, apresentação do coral de Dias D ávila,mas o que mais me chamou a atenção foi a apresentação da peça “XO DONA HIPO” pelas agentes comunitárias do PSF de Cosme de Farias, as meninas fizeram os paciente entender hipoglicemia de um modo lúdico e participativo.
O tema trabalhado este ano foi hipoglicemia e na contextualização da peça, uma paciente passa mal, pois foi para a “festa da Regi “ sem almoçar e aí passou mal, onde as atrizes mostraram o que fazer na prática como sair da hipoglicemia e ainda ensinaram como conviver com o diabetes de modo saudável.
O evento foi finalizado com um bingo, eles receberam o kit bingo( canetas, hidrocor) e marcaram, quando completassem toda a cartela, teríamos o vencedor, que por sinal tivemos vários, como ganhamos muitos presentes e cestas diet vários foram os ganhadores!
Ainda finalizando a manhã com o fechamento dos trabalhos com um almoço, onde escolhi o cardápio ( filé ao molho madeira, arroz, saladas, torta de frango com catupiry, mousse de maracujá e refrigerantes), muitas fotos foram tiradas e vários discursos de agradecimentos.
No mais fica a certeza de que o cosmo recebeu toda a energia desprendida e esta deverá retornar para nós em forma de bênçãos.

2 comentários:

  1. MUITO BOM O EVENTO.OS ORGANIZADORES ESTÃO DE PARABÉNS!

    ResponderExcluir
  2. PARABENS A VC E TODA EQUIPE PELO AMOR, CARINHO E COMPROMISSO PROFISSIONAL QUE ASSUMEM PARA COM UMA POPULAçAO CARENTE DE TUDO.
    SÓ MESMO DEUS PODE RETRIBUIR A VCS COM CHUVAS DE BENçÃOS POR UM TRABALHO DESENVOLVIDO COM TAMANHA HARMONIA.
    ADOREI, PQ VOU PEGANDO AS DICAS E AJUDANDO O POVO CARENTE DO NOSSO INTERIOR.
    PARABENS!!!!!!!
    CONTINUEM NA LUTA.....

    ResponderExcluir