quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

VOCÊ É YNG OU YANG?

Revisando artigos para discussão de uma aula sobre fitoterápicos eis que me bato com ensinamentos da Medicina chinesa , onde classifica os hipertensos em dois sub tipos: os yin e yang, Encontrei esta pesquisa no site www.fitoterapia.com, muito bom que merece aprendermos também sobre este tema, já que nos ajuda a cuidar do nosso corpo.
Os yin caracterizam-se por excesso de líquidos no corpo, musculatura flácida, abdome volumoso, sofrem de gases e frio nas extremidades. Os ´´yang´´ apresentam excesso de tensão muscular e calor no organismo, são agitados e ansiosos.
Para os hipertensos ´´yang´´, recomenda-se ingerir alface, chicória, couve crua, brotos de feijão e de bambu, cogumelos, agrião, pepino, melão, melancia, pêra, abacaxi, laranja, morango, banana, aveia, hortelã, aipim, inhame, cenoura, beterraba.
Entre as leguminosas: feijão branco, feijão fradinho, ervilhas, lentilhas e soja. Tofu tem ação refrescante e pode estar na refeição da noite no lugar da proteína animal. Cereais são indicados para o dia e raízes para a noite. As carnes indicadas são peixes magros e peito de aves (cozidas com hortelã, assadas no forno e grelhadas).
Os yangs deve-se evitar gorduras animais, não exagerar nas proteínas e alimentos com muito sal e café (assim como alimentos que possuem cafeína). Gengibre, pimenta vermelha, pimenta-do-reino, pimentões e óleo de soja têm natureza quente, por isso é melhor evitá-los enquanto a pressão estiver alta e estivermos no verão.
Para os ´´yin´´, recomenda-se ingerir alho-poró, cebola, salsa, cebolinha, orégano, alho, coentro, cravo, canela, pimentão, gengibre, noz-moscada, feijões, lentilha, ervilha, grão-de-bico, espinafre, cereja, pêssego, figo, mamão, arroz e pão integral, farinha de milho, mandioca, inhame, cenoura, beterraba e batatas.
Legumes devem ser cozidos e temperados com os temperos indicados. Carnes magras, grelhadas ou assadas. Prefira frutas indicadas acima e evite as que são muito refrescantes (abacaxi, melão e melancia), pois esfriam o organismo. Os hipertensos ´´yin´´ possuem frio e retenção de líquidos no interior do corpo. Alimentos muito frios devem também ser evitados pelo mesmo motivo.
Nos dois casos é importante que se evite frituras e alimentos salgados, pois prejudicam o coração e a pressão alta. Vale lembrar: ingerir muita água e praticar exercícios físicos é fundamental para os hipertensos.
Agora só resta que minhas seguidoras definam qual o seu tipo, se é um yng ou yang, para já pensarem na prevenção, acertar em uma alimentação equilibrada não faz mal a ninguém.

Um comentário:

  1. oi
    EXCELENTE INSTRUÇÃO, MAS ACHO QUE SOU UM POUCO DOS DOIS E AGORA COMO PROCEDER??

    ResponderExcluir