domingo, 5 de fevereiro de 2012

VOCÊS SABEM QUAIS OS MOTIVOS DA CRISE NA SÍRIA?

A Síria é um país localizado no Oriente Médio, cuja capital é Damasco,(a mesma que Paulo de Tarso teve a visão com Cristo) cujo presidente eleito é Bashar Assad, que cada mandato são de sete anos e não tem tempo para reeleição, e segundo ele existe uma conspiração estrangeira para desestabilizar o pais.
Enquanto isto a população protesta contra o seu regime que já morreu mais de 5 mil pessoas desde março de 2011 e número de refugiados só aumenta a cada dia.
Pelo revisão que fiz o pais é composto por pessoas mulçumanas chamadas de alauítas (10 % da população) fieis a Hezbolá e tem os sunistas (são 75%) que são contra o poder de Bachar AL Assad.
No poder desde o golpe de Estado de Hafez Alssad, m 1970, a minoria alauíta síria passou a ocupar todos os postos importantes e conta com uma representação muito forte no exército.
Os agricultores sunitas encaravam o poder como o defensor do mundo rural, mais do que poder alauíta, mas o modelo económico mudou coma chegada de Bachar al Assad e a riqueza passou a concentrar-se nas cidades, nas mãos de uma burguesia minoritária e privilegiada, o que acentuou o sentimento de pertença a um clã religioso.
À medida que as aldeias nas zonas fronteiriças são bombardeadas pelo exército sírio cresce o receio da degeneração da crise num conflito entre alauítas e sunitas.
O maior tesouro que a Síria tem é o seu povo, espero que logo consigam paz para poder sossegarem e não vermos mais gente morrer por pura disputa de poder!
Complementações para esta postagem, deixo para minha seguidora, em especial uma delas que é formada em História!

3 comentários:

  1. Me perguntaram pra que saber os fatos históricos do passado? o povo pergunta cada coisa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. RESPONDENDO A ESTA PERGUNTA, É PRECISO ENTENDERMOS O PASSADO PARA COMPREENDERMOS O PRESENTE!
      NÓS SOMOS O REFLEXO DE UM PAÍS QUE NÃO PACTUOU EDUCAÇÃO COMO META, COMO DESPERTARMOS ENTÃO PARA NOSSA CIDADANIA????????
      ESTAMOS A CADA DIA "EMBURRECENDO"PARA FLICIDADE GERAL DOS NOSSOS GOVERNANTES!

      Excluir
  2. ÓLÁ
    A VERDADEIRA HISTÓRIA É FEITA POR FATOS QUE OCORREM NA SOCIEDADE, ISSO É REAL, MAS MUITAS PESSOAS DESINFORMADAS E ATÉ ALIENADAS ACREDITAM NAS ESTÓRIAS FANTASIOSOS QUE SÃO TRANSMITIDAS AO LONGO DOS ANOS COMO É O CASO DO NOSSO PAÍS.
    ASSIM TEMOS QUE ESTUDAR E CONHECER O PASSADO PARA COMPREENDER O PRESENTE.
    QTO A SÍRIA NADA A COMPLEMENTAR PQ O SEU TEXTO CONCISO E OBJETIVO RELATA TUDO; O QUE SE PERCEBE NA ANÁLISE DOS FATOS NARRADOS, É QUE A TAL FAMOSA DEMOCRACIA SÓ OCORRE MESMO NO PAPEL, POIS NA PRÁTICA QDO CONSEGUEM O DOMÍNIO DO PODER ESQUECEM DA MAIORIA E DAS NECESSIDADES BÁSICAS DE UMA POPULALÃO SOFRIDA. O PAÍS ORA EM TELA, VIVE MESMO UMA FORTE DITADURA ONDE O PODER QUER PERPETUAR-SE A TODO CUSTO.
    VALEU !!!!!

    ResponderExcluir