sábado, 25 de fevereiro de 2012

VOCÊS SABEM O QUE É ANALFABETISMO AFETIVO?

Como busco inspiração para postagem de temas diversos, hoje como tenho o habito de anotar palavras chaves daquilo que vou lendo, achei interessante o termo “Analfabeto afetivo”, mas o que será isto mesmo???
Devemos começar a reflexão deste assunto dizendo que afetividade pode ser conceituada como todo o domínio das emoções, dos sentimentos , das experiências sensíveis e, permeia toda a personalidade.
Estamos continuamente sentindo aquilo que pensamos e fazemos. Por isso, qualquer distúrbio da vida afetiva acaba por impedir ou pelo menos entravar o amadurecimento da personalidade como um todo.
Podemos chamar atenção que sempre convivemos com adultos com fixação em outra fase de sua vida que não atual, ou seja, já maduros e vivenciando emoções de adolescentes, e quase sempre terão imaturidade afetiva.
Pesquisando sobre o tema encontrei na revista maturidade uma declaração que diz assim: Mesmo em pessoas de alto nível intelectual, ocorre um autêntico analfabetismo afetivo: são indivíduos truncados, incompletos, mal-formados, imaturos; estão preparados para trabalhar de forma eficiente, mas são absolutamente incapazes de amar. Esta desproporção tem conseqüências devastadoras: basta reparar na facilidade com que as pessoas se casam e se "descasam", se "juntam" e se separam. Dão a impressão de reparar apenas na camada epidérmica do amor e de não aprofundar nos valores do coração humano e nas leis do verdadeiro amor.”
Vivemos em um mundo que para muitos, o que importa é o prazer, sem se preocupar com o outro, alias é coisa fora de moda, são relações descartáveis que não são feitas em bases sólidas, o maior prazer é a conquista e não mantê-la.
O analfabeto afetivo é de difícil convivência porque não é consciente de sua fragilidade, por isto vai levando uma vida ordinária até que aflora os conflitos, já que a superficialidade é freqüente. Querem antes receber do que dar.
Para os que sofrem de transtorno da afetividade, o amor acaba por tornar-se uma espécie de "grude" que prende os outros ao próprio "eu" para completá-lo ou engrandecê-lo.
Enfim queridas seguidoras, a pessoa consciente, madura, sabe que o amor se constrói dia após dia, lutando por corrigir defeitos, contornar dificuldades, evitar atritos e manifestar sempre afeição e carinho.

2 comentários:

  1. olá
    MAIS UMA INFORMAÇÃO INTERESSANTE, E AO LER O TEXTO IDENTIFICAMOS QUANTAS PESSOAS AO NOSSO LADO, MUITO PRÓXIMAS MESMO, SOFREM DESSE MAL!! SÃO MESMO ANALFABETOS AFETIVOS, COMO VC MESMA DIZ CRESCEM NO TER, MAS ESQUQECEM DO SER.
    PARA CONCLUIR LEMBRO DO APÓSTOLO PAULO QUE DIZ EM UMA DAS SUAS CARTAS: PESSOAS SEM FÉ, SEM MATURIDADE SÃO COMO ONDAS NO VAI E VEM DA MARÉ E SE AGITAM CONFORME A DIREÇÃO DO VENTO!!!

    ResponderExcluir
  2. Estou escrevendo sobre o analfabetismo afetivo. Tema extremamente atual e necessário nessa sociedade.

    ResponderExcluir