quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Por que os japoneses cometem tantos suicídios?

Ouvindo o noticiário parei para entender o motivo pelo qual os japoneses cometem tantos suicídios, pensei que o desespero era por conta da falta de grana, que nada! Vejam ai queridas seguidoras, a pesquisa:

Segundo a Organização Mundial de Saúde, um milhão de pessoas se suicidam todos os anos. Dentre os países desenvolvidos, o Japão é o que apresenta a maior taxa. Na era Showa (1926~1989) chegou a ocupar o primeiro lugar nesse ranking e mais tarde ficou conhecido como "Reino dos Suicídios" (Jisatsu Ookoku).

Na maioria dos países do ocidente, onde predomina o cristianismo, o suicídio é considerado um ato negativo e contra os ensinamentos religiosos.

O Japão, por outro lado, viveu um período em sua história em que o suicídio era até glorificado, como em casos de haraquiri (cortar o ventre a faca ou a sabre) ou os camicases (do japonês "vento divino", se refere aos pilotos treinados para desferir ataques suicidas contra alvos inimigos). A dedicação e a fidelidade ao Imperador podem não ter o mesmo sentido hoje, mas devido a esse passado, o suicídio não desperta um sentimento de culpa tão forte como entre os ocidentais.
Muitas pessoas acreditam que o suicídio é um ato repentino. Na verdade não é bem assim. As investigações mostram que os familiares haviam notado pequenas mudanças de comportamento antes das pessoas se suicidarem.
Enfim, cada nação tem seus problemas e como nao divulgam não refletimos sobre o que temos de bom e de ruim e vamos enfrentando tudo sem desistirmos!

2 comentários:

  1. olá
    boa informação sim, mas pelo fato deles terem tanto poder economico a vida de repente perde a graça, o sentido de luta, daí tanto suícidio.
    já no ocidente creio que pelo fato da crença e na devoção ao cristianismo as pessoas se tornam mais sensatas e só mesmo aqueles que já já estão no nível da desespero cometem tal ato.
    Peçamos a DEUS que aumente a nossa fé e livre a todos de tantos males que acometem a a sociedade mundial.

    ResponderExcluir
  2. Não tinha parado para pensar nisso.Boa reflexão. Pequi

    ResponderExcluir