quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

EXEMPLO DE AMOR, FÉ E DEVOÇÃO!

Participar da festa para rainha do mar,foi muito bom,prestar uma pequena homenagem a Iemanjá, é como se fosse antes de mais nada,reacender a fé de todos nós! Reúne neste dia, dois de fevereiro, milhares de pessoas que mantêm a tradição de levar flores, alfazema, sabonetes, bonecas, espelho e demais presentes para agradá-la.
A fila começa desde cedo, fica longa e o mais bonito tudo organizado, ninguém reclama. Os pescadores em forma de agradecimento pela proteção recebida, se reúnem em equipe e ficam atentos aos detalhes, pude presenciar um membro que veio até nos,convidar um senhora idosa para não pegar a fila, estava ao meu lado, indo ver a festa pela primeira vez, o mais bonito, sua filha(evangélica) que veio de São Paulo visitá-la, foi realizar o desejo da mãe, que era conhecer a festa de perto.Outro exemplo de organização, os membros recolhendo os papeis dos frascos de alfazema, para não ficar no chão e causar escorregões no povo!
Pois bem, peguei a fila, sem me preocupar, ali a gente já ver as pessoas desfilando, reconhecemos alguns, o povo dos santos chegando com suas roupas em reverencia aos seus orixás! O carramachão fica arrumado pelos pescadores, juntamente com o Mercado do Peixe, onde o povo vai colocando suas oferendas nos balaios; a medida que vão lotando, são levados até a praia, onde são levados todos de uma vez, em procissão no final da tarde.
Existem as pessoas que vão direto para a areia,deixar suas oferendas na maré, outros alugam barcos, e tem os filhos de santos que fazem verdadeiros assentamentos ali! E ai já viu, vira motivo para visitação pelos curiosos, simpatizantes, imprensa e turistas, admirando as baianas dançando, muito batuque e devoção! Por falar em assentamento, preciso explicar, o dono do centro traz as imagens para a praia, armam tendas, fazem o altar, colocam as oferendas para a rainha do mar, frutas, champanhe, muitas flores e muita animação e muita fé!
Esta festa por aqui é uma grande tradição e esta homenagem a Iemanjá engloba várias crenças,como os adeptos do Candomblé, Umbanda e da Igreja Católica que se misturam no sincretismo religioso, como se ela fosse a Nossa Senhora.
Enfim minhas queridas seguidoras, seja lá qual a sua crença, desejo do fundo do meu coração que as boas vibrações emanadas de um povo que agradece e pede pela paz chegam até vocês, porque tudo é energia, e como precisamos dela, recebam de braços abertos!

2 comentários:

  1. OLÁ
    É ISSO AÍ CADA UM COM SUA DEVOÇÃO, COM SEU TESTEMUNHO DE FÉ.

    ResponderExcluir
  2. A rainha do Mar........ é uma festa muito bonita

    ResponderExcluir