sábado, 11 de fevereiro de 2012

USO DE SACOLAS PLÁSTICAS

Ultimamente ouvimos muita discussão em diversas cidades brasileiras contra o uso das sacolas plásticas, me adiantei e cá estou postando o tema, para reflexão com minhas seguidoras.
Sabemos da utilidade e do uso que a maioria das donas de casas fazem com as sacolas plásticas, estas servem para o descarte do lixo, até então não foi criado uma alternativa para desprezar estes resíduos, já que falam em proibição do uso do plástico!
Vimos também a preocupação dos ambientalistas para que o mercado ofereça sacolas biodegradáveis, ou seja, que não fiquem rolando sem ser absorvida e o pior entupindo bueiros, esgotos e sei lá mais onde corre água ou esgoto.
O que merece nossa atenção para o caso é que será que os donos dos mercados estão de fato preocupados com o meio ambiente????? Se a preocupação fosse real, existem também vários outros produtos com embalagens plásticas. Ou desejam diminuir seus custos já que estas sacolas são oferecidas gratuitas ao consumidor??? Não precisa dizer que as sacolas tem o preço embutido nos produtos caros!
Estão em estudando as sacolas oxibiodegradáveis, estas se decompõem em micropartículas e não são consumidos por fungos, bactérias ou protozoários e por conta disto não são eliminados do meio ambiente, então o projeto de lei que estava rolando para ela ser adotada de uma vez, foi vetada.
Enfim, nada tem de alternativa para as embalagens plásticas, para melhor esclarecimento, os materiais realmente biodegradáveis são aqueles provenientes de fontes naturais, capazes de ser totalmente consumidos por microorganismos e que se degradam em até 180 dias. Portanto podemos está vendo propagandas enganosas, que o produto é ecologicamente correto, sem ser!
Podemos até trazer as compras em carrinho de mão, sacolas de papel,sacolas recicláveis,etc, mas e aquele lixo de nosso balde, como será, alguém tem idéia?

3 comentários:

  1. o lixo do balde é so colocar o papel de jornal e pronto, o meio ambiente vai agradecer.

    ResponderExcluir
  2. oi
    CONCORDO PLENAMENTE COM VC PQ VEJO NISSO TUDO UMA PREOCUPAÇÃO MAIOR COM O EMPRESARIADO DO QUE COM O MEIO AMBIENTE.
    O GOVERNO E OS ALTOS EMPRESÁRIOS QUE VIAJAM TANTO E CONHECEM E DISCUTEM TANTO DEVERIAM ADOTAR MODELOS IMPLANTADOS NOS PAÍSES DESENVOLVIDOS,COMO POR EX EU VI NA EUROPA EM ROMA SACOS DE PAPEL NOS SANITÁRIOS, NAS MESAS DOS RESTUARANTES PEQUENOS BALDES DE LIXO, AGORA O LIXO DOMÉSTICO,HOSPITALAR NÃO SEI O QUE FAZEM.
    QQTO A COLOCAR JORNAL NOS NOSSOS BALDES A QUESTÃO É: E AQUELES QUE NÃO COMPRAM JORNAL FAZER O QUE???

    ResponderExcluir
  3. Os que não compram jornal, vão ter que reaproveitar os sacos de pão da padaria ou os governantes teram que criar um meio de oferecer sacos de papel para a população carente...

    ResponderExcluir