quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

JÁ É CARNAVAL CIDADE!

Já é carnaval cidade, acorda pra ver moçada! E como sempre o ano só começa após os festejos momesco, vale aqui recordarmos como é definido esta data , já que é uma data móvel.
A data do Carnaval é definida a partir da marcação da data da Páscoa que logicamente também tem sua data móvel.
A data em que cai o Carnaval está ligada diretamente com a data da Semana Santa e da Páscoa. A Páscoa sempre cai no 1º domingo de Lua Cheia da Primavera no Hemisfério Norte (Outono no Hemisfério Sul). Contando quarenta dias antes da Páscoa (período da Quaresma) teremos a quarta-feira de Cinzas, que determina a data do Carnaval.
Depois de marcar a data da Páscoa é só retroceder “47 dias” e teremos a terça feira de carnaval o dia para nos despedirmos da carne, até este dia a carne vale, Carnaval… depois façamos uma abstinência de 40 dias, é a quaresma.
Na verdade a quaresma (40 dias), acaba uma semana antes do domingo da Páscoa, ou seja é no Domingo de Ramos, que foi quando Jesus chegou em Jerusalém a fim de comemorar a Páscoa Judaica com seus correligionários judeus. A partir deste domingo, chamado domingo de ramos, pois o povo saldou a Jesus com Ramos, provavelmente de Palmeiras, começa a Semana Santa que foi a famosa semana em que Jesus fica em Jerusalém com seus apóstolos, faz a Santa Ceia, celebrando a páscoa judaica e depois é pego e crucificado morto e sepultado e ressuscita no domingo de Páscoa.
Aproveite então, pegue sua alegria e curta a folia com todo entusiasmo que a vida merece!

2 comentários:

  1. olá
    ÓTIMO TEXTO ACERCA DO CARNAVAL E QUE TODOS POSSAM CURTIR ESTA FESTA TÃO EFEMERA, COM ALEGRIA E COM PAZ.

    ResponderExcluir
  2. A festa do carnaval é tudo de bom

    ResponderExcluir