sábado, 4 de fevereiro de 2012

A CIDADE DO SOL, O LIVRO

O autor Khaled Hosseini , retrata através de seus personagens, a vida no Afeganistão, onde a jovem Mariam de apenas 15 anos perde a sua mãe ( a mesma se enforca) depois de ter descoberto que seu pai Jalil tinha vergonha dela, já que sua mãe era empregada da casa e teve esta relação extra conjugal. Ele separa a mãe e filha do convívio de quase todos, até o dia que Mariam vai a casa dele e ele finge que a não conhece e nem se quer a deixa entrar, ela passa a noite na porta da casa! Começa ai sua primeira decepção na vida. Após funeral de sua mãe, seu pai acerta um casamento com Rashid, um sapateiro de 45 anos. Segue seu destino resignada para outra cidade, dizendo ao homem que deveria ser o seu pai, que ele nunca a procurasse.
A sua vida de casada foi envolvida na seca e pobreza do pais, e logo ela foi se adaptando aos costumes e violência do marido. Um dia ela fez um arroz que não o agradou, ele a fez comer pedras dizendo que sua comida tinha o mesmo sabor! Vivia isolada, só saia de burca, no inicio do casamento, ele ainda mostrou o centro da cidade,mas depois ele nervoso, bastante grosso, descontava toda a sua frustração nela! Não conseguiu gerar filhos, engravidava, perdia e agüentava a revolta do marido, seus maus tratos e seguia como uma empregada!
Os vizinhos de Mariam, um dels era um professor que tinha uma filha chamada Laila de 14 anos e permita que ela estudasse. A jovem Laila era apaixonada por Tariq, só que ele foi exilado e no dia de sua partida foi vitima de um míssel, deixando ela ferida, foi socorrida por Mariam, só que o Rashid propõe a menina que se una a eles e lhe dê os filhos desejados. A garota, sem outra saída, engana o sapateiro e lhe diz que está grávida dele; as duas se aliam para cuidar da criança, Aziza, desprezada pelo suposto pai por não ser um homem.
Mariam ainda enfrenta um ambiente hostil com Laila por culpa de seu marido que a cada dia a desprezava e só a espancava. Só que juntas elas aprenderam duras lições e aprenderam a amar a pequena menina e a dividir os trabalhos domésticos e partilham seus suas historias de vida. Quando Laila descobre que está grávida, agora nasce o varão homem desejado pelo Rashid, que dar muito mima o carinho e atenção, deixando a menina de lado, deixando transparecer que não era dele! Elas ainda tentam fugir mas não conseguem, são presas e apanham e sofrem os castigos do marido.
O Afeganistão cada dia mais devastado pelas guerras, Rashid fica desempregado e sua família passa fome, sem opção colocam Aziza em um orfanato para não morrer de fome! Para visitá-la Laila tinha que se submeter as ordens dos talibãs, tinha que sair acompanhada de um homem e o marido já não tinha mais boa vontade. Apanhava varias vezes por estes talibãs por sair sozinha, queria a todo custo visitar sua filha!
O talibã ditava as ordens como o povo tinha que se comportar, não podiam assistir televisão, não tinham acessos a livros que fossem de encontro com o que eles queriam, só que Rashid comprou uma televisão, no mercado negro, para o filho,após assistirem Mariam a escondia em um buraco, nos fundos da casa, pois eles eram constantemente vigiados!
Depois de muita fome, Rashid arranja um emprego em um hotel,e quando ele está trabalhando, o antigo namorado de Laila chega na casa de Mariam, querendo retomar sua vida com ela.Quando Rashid chega, o filho comenta da visita e ele se revolta e agride cruelmente as duas, quando Mariam ver que o brutamontes iria matar Laila, o atinge na cabeça com sua pá, o matando.
Mariam decide se entregar, é condenada a morte e Laila segue para outro pais com seus filhos e Tariq. La eles vão trabalhar como camareira e carregador em um hotel, até que ela decide voltar, para sua terra natal.
De volta para casa passa na casa do pai de Mariam, já que sabia de toda a sua vida, fica sabendo que o pai dela tinha deixado uma carta pedindo desculpas, e um montante em dinheiro. Ela fica sabendo que ele ainda foi em vida visitá-la, só que ela não o recebeu.E percebe que sua grande amiga fez tudo por ela, até a herança recebeu para reconstruir sua vida.

Um comentário:

  1. OI
    VC FEZ UM RESUMO MARAVILHOSO.................DE UM LIVRO QUE TB É MARAVILHOSO E NARRA FATOS REAIS DE UM PAÍS POBRE E DEVASTDO POR TANTAS GUERRAS.
    PARA MIM FICOU A GRANDE LIÇÃO DE AMOR ENTRE AS DUAS MULHERES QUE UNIDAS LUTAM ATÉ O FIM, O QUE DEMONSTRA LEALDADE E GRANDE AMIZADE QUE MESMO DIANTE DAS DIFICULDADES NUNCA SE ABALA.
    VIVA O AMOR!!
    VIVA A UNIDADE!!!

    ResponderExcluir