domingo, 2 de outubro de 2011

NOÇÕES SOBRE INCONSCIENTE COLETIVO

Ouvindo uma entrevista de Carlinhos Braw, onde fez varias músicas para diversos filmes, agora recentemente colocou toda a sua inspiração no filme Capitães de areia que ainda terá sua estréia, creio que em 6 de outubro, afirmou que buscou inserir sua musicalidade nos personagens buscando o INCONSCIENTE COLETIVO! Arrasou, foi seguro no que disse, e demonstrou talento e competência.
Fiquei a pensar na tal inconsciente coletivo, descrito há tanto tempo pelo psicanalista Carl Jung, que fui pesquisar em suas obras e diz que “ é a camada mais profunda da psique e constitui-se dos materiais que foram herdados da humanidade. É nesta camada que existem os traços funcionais como se fosses imagens virtuais, comuns a todos os seres humanas e prontas para serem concretizadas através das experiências reais. É nessa camada do inconsciente que todos os humanos são iguais. A existência do inconsciente coletivo não depende de experiências individuais, como é o caso do inconsciente pessoal, porém, seu conteúdo precisa das experiências reais para expressar-se, já que são predisposições latentes.
Em uma explicação mais simples podemos dizer que o inconsciente coletivo é a mentalidade na qual vivem quase a totalidade dos indivíduos que conta o nosso planeta.
E a vida mental de todas essas pessoas ligadas a uma consciência coletiva, ora esta consciência é marcada pelo medo da doença, acidentes guerras de todo o gênero, crimes, ódio etc.
O inconsciente coletivo pode também ser marcado por pensamentos mais positivos, como o amor a alegria, o otimismo, o desejo de paz, mas infelizmente as pessoas que possuem um tal estado de espírito são uma minoria.
Por isto é tão importante buscarmos alcançar a nossa expansão da consciência, pois se temos acesso a tantas informações, é só uma questão de escolha no que pensar, já que os bons pensamentos trazem as boas palavras e presidem aos bons atos.

Um comentário: