domingo, 17 de junho de 2012

TRANSTORNOS ALIMENTARES: ANOREXIA E BULIMIA

Assistindo o programa de Eliana na SBT, ouvi que uma linda jovem norte americana, cantora de sucesso para os jovens, chamada de Demi Lovato, assumindo que sofre de bulimia e anorexia, e para complementar o seu sofrimento, se auto mutila! A gente que vive por menos, por que será que estas pessoas não cuidam de seus templos, no caso aqui, templo é o nosso corpo! Voltando ao problema que parece que acomete ainda muita gente, veio a vontade de fazer algumas considerações para compartilhar com minhas seguidoras.pois bem, trata-se de uma doença de fundo psicológico, que se apresenta por um transtorno alimentar. Parece que o anorético se ver gordo e faz de tudo para emagrecer, além da dieta é capaz de submeter-se a exercícios físicos intensos, induzir o vômito, jejuar, tomar diuréticos e usar laxantes , e pode chegar a magreza excessiva e interferir nos hormônios, acarretando ausência da menstruação e por toda complicação metabólica que vai surgindo, poderá chegar até a óbito! Já a bulimia é um transtorno alimentar associado com a anorexia nervosa, sendo que a pessoa bulímica tende a ter períodos onde alimenta-se em excesso, seguido pelo sentimento de culpa, por causa do ganho de peso. Para eliminar esse excesso, a pessoa bulímica exercita-se demais, vomita o que come, e/ou faz uso excessivo de laxantes e diuréticos. Um anorético quase nunca reconhece que tem o transtorno, por isto familiares e amigos devem observar pessoas que estão podemos dizer diferentes, como se o comportamento mudasse, portanto é importante ficarmos cientes de alguns sinais que listarei abaixo:: ● Contagem obsessiva de calorias; ● Saltar refeições; ● Brincar com a comida no prato em vez de comer; ● Esconder comida (num guardanapo, debaixo de uma travessa, etc.) para evitar comê-la; ● Mentir quanto a já ter comido, numa tentativa de evitar uma refeição; ● Ingerir apenas um determinado tipo de comida; Enfim, a incidência deste transtorno é maior em garotas jovens, às vezes enfrentam alguma situação desconfortável, que para nós mulheres maduras tiramos de letra, para elas é motivo de sofrer, por exemplo, uma moça se tornou anorética, pois na hora do almoço, como comia de modo devagar tinha medo de não ser aceita pelo grupo da escola, por conta disso, para não ficar sozinha ainda comendo, passou a comer cada dia menos, até o problema vir a tona, portanto queridas, cabeça de gente é terra que ninguém passeia......

Um comentário:

  1. OLÁ
    LEGAL ENTENDER UM POUCO MAIS SOBRE TEMAS QUE ESTÃO MTO NA MODA, POIS TUDO COMEÇA COM A IMPOSIÇÃO DA MODA, AÍ CHEGA A DITADURA DA BELEZA FÍSICA IMPONDO E AS MENINAS EM ESPECIAL AQUELAS DESAVISADAS E FRACAS ESPIRITUALMENTE ENTRAM NESSA BARCA FURADA E DAÍ O TRANSTORNO SE INSTALA E COMO VC BEM SITUOU CHEGA ATÉ A MORTE.
    É CASO DE REPENSAR OS VALORES, POIS EM TUDO ISSO VEMOS MESMO UMA ESCRAVIDÃO, ONDE ALGUÉM TÁ LUCRANDO EM DETRIMENTO DA SAÚDE.
    CREIO QUE É PRECISO CONHECER O ASSUNTO E TB ALERTAR SEMPRE...

    ResponderExcluir