terça-feira, 22 de novembro de 2011

RELAÇÃO DOS PAIS E FILHOS

Após ouvir uma entrevista sobre a relação de pais e filhos fui que busquei a inspiração para o tema de hoje. A criança tem uma fase de infância menor, em conseqüência a fase da adolescência cresceu. As meninas se vestem como moças! Os meninos como homens, onde ficou aquela criança pura e feliz criada de acordo a sua maturidade, inocentes por assim dizer?
Ficamos ouvindo que os pais antigamente só bastavam olhar para seus filhos que se faziam entender, o respeito era estabelecido sem maiores problemas, hoje vemos adolescentes rebeldes, mal educados, que tomam a palavra de um adulto, interpelam, desmentem e sei lá mais o que. E por que tudo isto aconteceu?
Parece que foi estabelecido ao longo dos anos um relacionamento de confiança, de igualdade, de amizade entre pais e filhos, lindo não? Mas para muitos não funciona, porque o filho quer se igualar aos pais parece que é ai que mora o problema, pois os pais são diferentes dos filhos, é preciso se estabelecer a hierarquia o respeito!
A nossa sociedade imagina que seu ídolo é jovem, e ninguém quer envelhecer, por isto esta loucura desmedida, em que muitos desejarem se manter jovens, este detalhe é mais um estrangulamento na relação pais e filhos, os filhos querem, se acham adultos cheios de jovialidade e os pais, muitos ainda nem chegaram na idade adulta, digo no amadurecimento , e ai como fica duas gerações na mesma idade de maturidade emocional? Antigamente, digo fase de criança, a gente aceitava se vestir como os nossos pais desejavam, quando se tornam adolescentes, criticam os pais, os gostos deles já não servem para eles!
Fica aqui o registro que na formação de família, entre um homem e uma mulher, que querem ter filhos é preciso respeito, dialogo para propiciar um ambiente saudável ao crescimento dos mesmos, e os pais necessitam estar sempre de comum acordo para promover uma educação satisfatória.
Cabe aos pais impor os limites, definir os valores, apoiá-los e não se omitirem e esperar que a escola os ensinem o que deveriam aprender em seus lares!
Cabe aos pais o papel de educar os filhos. A educação é a condição básica para o convívio social. Educar implica o uso de autoridade para estabelecer limites.

2 comentários:

  1. Os pais precisam resgatar a autoridade que antes eles tinham para uma melhor educação dos seus filhos.

    ResponderExcluir
  2. OLÁ
    DE FATO O RELACIONAMENTO ENTRE PAIS E FILHOS, SALVO RARAS EXCEÇÕES ESTÁ DEIXANDO MUITO A DESEJAR. SÃO TANTAS FACILIDADES, TUDO É PERMISSIVO E DEPOIS VEM AS CONSEQUENCIAS.
    COMO BEM DIZ O A CURY " EDUCAR É VIAJAR PELO MUNDO SEM NUNCA PENETRAR NELE, É USAR O QUE PASSAMOS PARA NOS TRANSFORMAR NO QUE SOMOS> O MELHOR EDUCADOR NÃO É O QUE CONTROLA, MAS O QUE LIBERTA...."
    CABE TB AOS PAIS MODERNOS REPENSAR SUAS ATITUDES E VALORES DIANTE DOS FILHOS, PQ NEM TUDO É O DAR PRESENTE, O DAR PODER, MAS DAR AMOR E LIMITES.

    ResponderExcluir