terça-feira, 15 de novembro de 2011

DESENVOLVENDO A AFETIVIDADE

Somos seres relacionais e afetuosos, e a nossa maior vocação é que precisamos nos relacionar, por isto precisamos exercitar a simpatia,a amizade e amor, que na verdade é desenvolver afetividade no nosso cotidiano, em cada momento.
O afeto a gente sente,mas o modo como o fazemos que é o sucesso ou insucesso das relações. Esta afirmativa deve logo ser aplicada a nós, como nos relacionamos consigo próprio, pois a maneira como alguém se trata, determinará como tratará os outros,
Para ser digno na relação, o afetuoso não precisa devolver na mesma moeda se for atacado. Basta não seguir com a proximidade pessoal, pode até esfriar a relação,mas se esta valer a pena, reconsidere, perdoe, não seja tão inflexível.
Sabemos que uma relação interpessoal para manter o sucesso é preciso antes de tudo admiração e respeito, se você conhecer alguém e não achar nada de qualidade nela, não terá como estimular esta amizade. O respeito é algo do tipo assim, somos diferentes, pensamos diferentes, mesmo que combinem em tudo, algo pode ser diferente ou não? Então entra ai o respeito, é preciso cautela para entender e colocar em pratica, ninguém tem quem te entender ou te aceitar na integra, por isto o danado do respeito é bom e faz bem!
Vou deixar uma tarefa opcional, é claro, para quem ler este texto, coloque em um papel a lista de pessoas que você tem afeto, depois ao lado, coloque a característica que admira. Caso não tenha certeza ou se esta pessoa está um pouco esquecida, faça algo, reacenda a sua afetividade, mande um email, telefone, mande torpedos, sei lá mais o que, se vira, tá. O mais importante da tarefa é acender a chama da sua velha amizade e fazer com que ela floresça.
De resto, creio que todos já sabem: todos nós queremos ser bem tratados! Afeto é vida é vital para nossa saúde, e é o nosso principal sentimento.

Um comentário: