sexta-feira, 25 de novembro de 2011

AUTO PUNIÇÃO

Como exercício do grupo de relaxamento, o qual participo, foi solicitado uma atividade super interessante que resolvi compartilhar com minhas seguidoras
A condutora do grupo nos leva a uma reflexão para que identifiquemos os nossos sentimentos e emoções, sabemos que na prática são bem parecidos, mas para melhor entendimento o sentimento é algo mais brando e emoção é tudo aquilo que deixamos transparecer, pois ele vem do ego, da nossa apresentação, exemplo, alegria é um sentimento, euforia é uma emoção!
Fato é que listamos todos os estados emocionais, e deveríamos escolher apenas um deles, para que o analisássemos e fizéssemos uma proposta de mudança para esta situação, se assim este aspecto estivesse nos incomodando. Vale ressaltar que esta emoção indesejável é chamada de aspecto, pois ninguém pode dizer eu sou, apenas dizer eu estou, vai passar, vai mudar.....
E nesta lista de aspectos, foi dados aos presentes que pegasse ao acaso um deles e fosse aprofundar na reflexão, pois peguei AUTO PUNIÇÃO e sem pestanejar cá estou estudando e avaliando este tema.
A auto punição é para quem sente culpa, que é sentimento ruim, de remorso, resultado de muita raiva guardada que se volta contra nós mesmos.
Esquematicamente falando:
Raiva + mágoas reprimidas = culpa = autopunição

Esse sentimento que corrói nossa alma e que muitas vezes nos impede de sermos nós mesmos, tem muitas variáveis difíceis de se esgotar. Mas podemos refletir sobre alguns aspectos geradores de culpa.

Características de quem sente culpa

- Preocupação excessiva com a opinião dos outros;
- Sente-se mal quando recebe algo, pois na verdade não se considera digno de aceitar o que os outros dão;
- Fala repetidamente sobre o que motivou a sentir culpa;
- Raiva reprimida;
- Dificuldade em assumir responsabilidade pelos próprios atos;
- Sente-se rejeitado;
- Responsabiliza o outro pelo próprio sofrimento;
- Sente-se vítima em algumas ou muitas situações;
- Geralmente se pune ficando doente, ou sendo vítima frequente de acidentes, ou seja, autopunições constantes;
- Dificuldade em expressar os reais sentimentos;
- Não consegue falar 'não';
- Necessidade em agradar;
- Sempre fazendo algo pelos outros e raramente para si mesmo;
- Dificuldade em fazer algo só para si;
- Não consegue administrar o tempo, pois está sempre sobrecarregado;
- Baixa autoestima;
- Falta de amor-próprio.
Caso minhas seguidoras sintam este aspecto, aconselho a fazer uma lista de motivos para que justifique esta situação, analisar e tentar mudar, pois quem não assume e não muda, vive estagnado e não cresce, adoece, sofre, transgride para se compensar, portanto reaja e não fique procurando culpados, pois somos responsáveis por nossos atos.
Finalizo passando uma afirmativa que aprendi nesta caminhada, que nunca devemos adotar o papel de vitimas, pois só ajuda repetir padrões e atrapalhar a evolução.

Um comentário:

  1. OI
    LEGAL A SUA ESCOLHA E FELIZ SOMOS NÓS QUE BEBEMOS DESSA FONTE DE SABEDORIA.
    NA VERDADE LER E MERGULHAR COM PROFUNDIDADE NUM TEMA FORTE COMO ESSE É PRAZEROSO PQ NOS FAZ DESCOBRIR E REDESCOBRIR NOSSOS SENTIMENTOS MUITAS VEZES ADORMECIDOS, E ASSIM FAZER UMA AUTOAVALIÇÃO E FUGIR DESSES ASPECTOS NEGATIVOS QUE SÓ CAUSAM DOENÇAS.
    QUERMOS SIM SER FELIZES E AGENTES DE MUDANÇA NO MUNDO QUE VIVEMOS.

    ResponderExcluir