domingo, 6 de novembro de 2011

A GRECIA EM CRISE, QUAL SERÁ O MOTIVO?

Sempre recebemos lindos clips, com imagem da Grécia, com suas lindas praias, casas em encostas bem feitas, foi cenário de novela global já vimos e nos deliciamos com Toni Ramos dançando como se fosse um lindo grego, e nos últimos dias só ouvimos a mídia denunciar que a Grécia está em crise, por que será hein?
Para não ficarmos sem entender os últimos aconteciemntos fui a luta e aqui compartilho,pois bem, a Grécia gastou bem mais do que podia na última década, pedindo empréstimos pesados e deixando sua economia refém da crescente dívida.
Nesse período, os gastos públicos foram às alturas, e os salários do funcionalismo praticamente dobraram.
Enquanto os cofres públicos eram esvaziados pelos gastos, a receita era afetada pela evasão de impostos - deixando o país totalmente vulnerável quando o mundo foi afetado pela crise de crédito de 2008.
O montante da dívida deixou investidores relutantes em emprestar mais dinheiro ao país. Hoje, eles exigem juros bem mais altos para novos empréstimos que refinanciem sua dívida.
O que a Grécia está fazendo para reverter a crise?

A Grécia apresentou planos para cortar seu deficit de maneira escalonada.
Para alcançar isso, o Parlamento grego aprovou em maio um pacote de medidas de austeridade para economizar 4,8 bilhões de euros.
O governo quer congelar os salários do setor público e aumentar os impostos e ainda anunciou o aumento do preço da gasolina.
Pretende também aumentar a idade para a aposentadoria, em uma tentativa de economizar dinheiro no sistema de pensões, já sobrecarregado.
A população reagiu com protestos, alguns deles violentos.
Muitos servidores públicos acreditam que a crise foi criada por forças externas, como especuladores internacionais e banqueiros da Europa central.
Os dois maiores sindicatos do país classificaram as medidas de austeridade como "antipopulares" e "bárbaras".
Deixo aqui os votos de que eles consigam superar seus problemas, porque não poderemos ficar bem, vendo o outro infeliz, em crise.

3 comentários:

  1. olá
    É ISSO MESMO, COMO SEMPRE VC ANTENDA E LIGADA NOS ACONTECIMENTOS MUNDIAIS.
    A GRÉCIA QUE JÁ FOI CELEIRO CULTURAL DOS POVOS ANTIGOS VIVE AGORA ESTA GRAVE CRISE, MAS O QUE CONSIDERO VÁLIDO EM TODO ESTE PROCESSO DELES É QUE BUSCAM AS SOLUÇÕES E COM CERTEZA ENCONTRARÃO, CONTANTO QUE A POPULAÇÃO NÃO SOFRA TANTO COM AS CONSEQUENCIAS

    ResponderExcluir
  2. Pois é ....final dos tempos a Grecia desse jeito...

    ResponderExcluir
  3. CULPA DOS GOVERNANTES QUE GASTARAM MUITO DE DEIXARAM A GRÉCIA NA MERDA...

    ResponderExcluir