quinta-feira, 17 de novembro de 2011

A RODA DA VIDA, O LIVRO!

Estamos em ciranda de leitura, onde devemos ler um livro, fazermos os comentários e passarmos adiante para todas socializarem o saber, desta vez foi o livro A Roda da Vida, da autora Elisabeth Kübler-Ross que é uma autobiografia da autora, esta nasceu na Suiça, junto da natureza e quando se tornou adulta seu pai queria que fosse ajudante de escritório, só que ela deseja ser médica!
Seu primeiro emprego foi como empregada doméstica, depois como ajudante num laboratório, do qual se licenciou para ajudar como voluntária na reorganização da Polônia após a II Guerra Mundial. Diante dos horrores vividos na guerra, ajudou aquele povo como pode, como cuidadora, cozinheira, medicava podia faltar os insumos,mas carinho e amor nunca! A maioria das vezes era só o que tinha para oferecer...
No campo de concentração que exterminou milhares de pessoas encontrou muitos desenhos de borboletas. Tais desenhos ela entendeu que seriam representações da morte, pois a borboleta é aquela que passou por uma transformação, nascida de uma lagarta que se encasula.
Formou-se em medicina, especializou-se em psiquiatria e casou-se com um americano. Foi morar no EUA.. Diante dos seus pacientes fez de tudo para mudar a realidade encontrada, ou seja pacientes entorpecidos com tantos calmantes, consegui que muitos deles conseguissem se socializar, voltar para seus lares, e reintegrá-los no mercado de trabalho.
No desenvolvimento de sua atividades foi percebendo o quanto seus colegas médicos estavam despreparados diante da morte e o morrer.
Passou a levar seus paciente a conferências, para dar testemunhos do que sentiam estando à beira da morte e de como poderiam ser ajudados nestes momentos. Estes seminários ajudou muita gente mas como sempre se batia com barreiras pois alguns viam nisto como exploração dos pacientes.
Nas suas pesquisas pode constatar que a morte tem fases ou seja, a pessoa passa por estágios , o primeiro era o choque, depois a negação com Deus , em seguida a raiva, o rancor , a magoa e a dor.
Outro detalhe interessante que pesquisou e descreveu foram as fases distintas no processo do morrer: na fase um as pessoas flutuavam para fora de seus corpos; na fase dois encontravam-se com anjos, guias que os reconfortavam, ou com familiares.
que alguns chamaram de Deus.Vivenciavam uma sensação de unidade. Passavam por uma revisão de suas vidas.
Constatou que em todas as situações a lição o amor é o bem maior
Passou a cuidar de pacientes que contraíram AIDS. Foram muitas adversidades com os moradores da sua cidade em função do desconhecimento e do medo pela doença Teve até mesmo sua casa criminosamente incendiada, tendo perdido todos os bens móveis, memórias e relíquias que possuía.
Teve experiências com a Consciência Cósmica,(via as estruturas das coisas, seu corpo vibrava) também entrou em contato com entidades espirituais, teve sua mediunidade explorada de modo errôneo, descobriu que era um ser de luz.
Foi acometida com dois derrames e viu que precisava exercitar a paciência e a submissão de ser ajudada, acreditava que devíamos aprender a perdoar e amar a nós mesmos.

Um comentário:

  1. OLÁ
    LEGAL A CIRANDA E O RESUMO DO LIVRO MUITO BOM PQ RETRATA UMA ÉPOCA DE HORROR QUE SÓ QUEM DE FATO VIVENCIOU PODE DESCREVER COM TANTA RIQUEZA DE DETALHES SENDO O MAIS INTERESSANTE O ESTUDO DA ALMA DO PACIENTE TÃO SOFRIDO.
    LEMBROU-ME MUITO O DIÁRIO DE ANE FRANK QUE TB FALA DOS HORRORES DA GUERRA. FICO A IMAGINAR O QTO ESTA CRIATURA SOFREU , SENDO MAL INTERPRETADA, CALUNIADA SÓ POR QUERER AJUDAR AO PRÓXIMO!!!
    GOSTEI DAS FASES DA MORTE E COMO DIZ O LIVRO DE APOCALIPSE A ÚNICA COISA QUE NOS TORNA IGUAIS É A MORTE, A IRMÃ MORTE COMO DIZ SÃO FRANCISO.
    PARABÉNS A VC E A TODOS QUE SE ENCONTRAM NESTA CIRANDA!!!!

    ResponderExcluir