quinta-feira, 3 de novembro de 2011

ORTOTANÁSIA: O QUE VEM A SER?

Ouvindo uma entrevista sobre o termo ortotanásia veio logo a vontade de pesquisar sobre este tema e poder compartilhar com minhas fieis seguidoras. A ortotanásia (também chamada de eutanásia passiva e que, etimologicamente, significa morte no tempo certo) caracteriza-se pela limitação ou suspensão do esforço terapêutico, ou seja, do tratamento ou dos procedimentos que estão prolongando a vida de doentes terminais, sem chance de cura.
Parece que traz um conforto para aquela pessoa que deseja ser acolhida pelos seus familiares e aproveitar o afeto,durante os últimos momentos de vida, esperar o momento de sua passagem sem os equipamentos hospitalares que sabemos que em um dado momento não terá mais jeito e só esticará o sofrimento do doente.
Já o termo Eutanásia ativa significa praticar um ato lesivo, dentro de certas circunstâncias e condições, que conduz à morte desejada pelo próprio paciente terminal (injeção letal, por exemplo).
Quem assistiu ao filme Menina de ouro viu o que é uma eutanásia . Tratava-se de paciente em estado terminal, que padecia grande sofrimento (em razão de ter sido golpeada numa luta de box, ficando tetraplégica). Pediu a morte para seu treinador (Clint Eastwood) e foi atendida. No princípio ele desligou o aparelho pelo qual a vítima respirava (até aqui teríamos a ortotanásia) mas, em seguida, ministrou-lhe grande dose de adrenalina, via endovenosa, o que lhe causou uma parada cardiorespiratória (isso é eutanásia
Já a morte assistida (ajuda para que o próprio paciente realize a sua morte) foi amplamente praticada pelo Doutor Morte (Jack Kevorkian), que foi condenado nos Estados Unidos por ter auxiliado centenas de pessoas a morrer desde 1990.
A Holanda foi o primeiro país (em 2002) a adotar a prática da eutanásia (eutanásia ativa, que consiste em praticar atos que conduzem à morte do paciente terminal). Mas é preciso ser médico para praticar a eutanásia e, ademais, isso só é possível quando não há mais chance de vida e desejo expresso do paciente (ou da sua família, quando ele está inconsciente e já tinha manifestado antes interesse pela eutanásia). Um outro especialista (médico) deve atestar a irreversibilidade da morte.
Tanto a eutanásia quanto a morte assistida e ainda a ortotanásia deveriam ser rigorosamente disciplinadas no nosso país cercando-as de todas as providências necessárias para que não se produza uma morte arbitrária).
Em relação à ortotanásia o Conselho Federal de Medicina, no dia 9 de novembro de 2006, aprovou resolução que permite ao médico suspender tratamentos e procedimentos que prolongam a vida de doentes terminais sem chance de cura.

2 comentários:

  1. É cada terninologia que existe na medicina, bem que podiam simplificar.

    ResponderExcluir
  2. olá
    tema polêmico pq cada um com sua crença e sua fé e nós pobres mortais devemos estar atentos e abertos a todas as informações pertinentes ao ser humano.
    Qto a eutanásia eu já tinha um pouco de conheciemnto, agora esta ortotanásia para mim novidade que devemos pensar e avaliar se tais procedimentos serão favoráveis para aqueles que sofrem nos hospitais em estado vegetativo e tantos outros.
    Entrego tudo nas mãos de DEUS para que possa orientar e conduzir da melhor forma possível.

    ResponderExcluir