segunda-feira, 14 de novembro de 2011

DIA 14 DE NOVEMBRO, DIA DO DIABÉTICO!

Dia 14 de novembro é o dia dedicado aos diabéticos, minhas queridas seguidoras poderão me perguntar, mas por que celebrar? Pois bem, ainda é preciso divulgar, esclarecer a população sobre os riscos inerentes a este problema, que só faz aumentar a cada ano!
A referida data foi por conta do nascimento do descobridor da insulina Frederick Banting, que melhorou a sobrevida de muitas pessoas. De lá pra cá muita evolução, hoje temos insulina humana ofertada pelo SUS, e os análogos da insulina humana. Até a lei proteção para os diabéticos já temos, a fim de garantir que eles recebam os insumos, tais como: fitas para glicemia, seringas e medicações.
Como os eventos de um modo geral precisam de um símbolo, de uma marca, para lembrarmos e associarmos, no caso do diabetes, foi escolhido pela ONU um circulo de cor azul, demonstrando que todas as nações devem se unir para oferecer um melhor controle aos diabéticos. Já que pelo menos ,até a presente data não existe cura, portanto caros seguidores, só resta para esta população: saborear o intervalo, com muita informação, pois quando a hiperglicemia chega, não resta outra opção, a não ser uma mudança de hábitos de vida!
Finalizo dizendo que para aquelas pessoas que tem diabéticos na família, que estão gordinhos e que gostam de saborear os prazeres da vida, ou muda ou não tem jeito, a resistência metabólica fatalmente te alcançará e com ela a alteração da glicemia, portanto, se adiante faça exercícios,mexa-se,pare de fumar,beba menos, faça suas escolhas alimentares mais saudáveis,as pessoas que te amam te querem bem e o melhor, seu corpo é seu templo sagrado, cuide-se!
Deixo aqui a minha homenagem a "embaixatriz do diabetes" Graça Velanes, que incansavelmente trabalha em prol da melhoria da assistencia para todos eles, enquanto houver um diabetico, ela está movendo sua energia criativa, elaborando fluxos, cartilhas, folders, protocolos, elaborando projetos para que os profissionais da área da saúde dominem este saber e com isto consiga mimimizar o sofrimento do outro!

2 comentários:

  1. OLÁ
    PARABÉNS A VC E TODA A SUA EQUIPE QUE LUTA EM PROL DOS DIABETES; QUE BOM QUE JÁ TEM DEFINIDO O DIA DO DIABÉTICO E ASSIM PODEREMOS DIVULGAR ENTRE OS MAIS INCAUTOS.
    VCS MERECEM TODO APOIO E TODA GRAÇA ADVINDA DO CRIADOR PQ PENSAM NO PRÓXIMO COM AMOR E CARINHO, FATO RARO NOS DIAS DE HJ COM TANTO INDIVIDUALISMO, MAS CREIA AQUELES QUE SERVEM AO OUTRO, O SENHOR ENVIARÁ RICAS BENÇÃOS E CERTAMENTE TODAS VCS SÃO MERECEDORAS DE BENÇÃOS E GRAÇAS EM ABUNDÂNCIA.
    PARA ILUSTRAR O DIA DE HJ, NOSSO DIABÉTICO ESTÁ ÓTIMO, TUDO CONTROLADO E TUDO ISSO É CLARO COM AS ORIENTAÇÕES DA ENFA. REGINA OLIVEIRA, A QUEM DEDICO MEUS SINCEROS AGRADECIMENTOS E QUE A CADA DIA SUA VIDA E SUA MENTE POSSAM SER ILUMINADAS VISANDO SEMPRE O BEM ESTAR DO IRMÃO.
    VALEU!!!
    PARABÉNS!!

    ResponderExcluir
  2. É preciso ter estes dias para lembrar que a doença existe....Quantos têm e não sabem?É verdade que já existe insulinas fabricadas por bactérias?

    ResponderExcluir