sábado, 4 de agosto de 2012

UM POUCO DE COMPROMISSO

Ouvindo hoje em uma reunião de pais e mestres que a relação de pais e filhos vem acontecendo uma falta de compromisso; soou forte, que registrei em meus compartimentos e como sempre, deu pano, não para manga,mas para uma postagem. Afinal o que é compromisso? É a ação de comprometer-se consigo, com algo, com a promessa, a obrigação com a vida, ou com pessoas. O comprometimento do SER. O diretor da escola deu um exemplo atual, em que vemos todos os dias, o aluno chegar atrasado, usar roupas inadequadas no ambiente escolar, e disse mais, será que os pais não veem os filhos tendo este comportamento? Ou será falta de compromisso em querer que o filho aprenda ou coloque em prática as regras de respeito, de limite? Parece que certas palavras estão em desuso.Ou será que os pais desejam passar todas as responsabilidades para a escola? Em revisão deste tema li que: O COMPROMISSO é um dos fundamentos mais importantes para o caráter moral do ser humano. É a base de todos os relacionamentos, ou seja, ESPIRITUAL, OU MATERIAL. É dele que nasce a confiança como se diz: FIAR, DA CREDITO, CONFIAR, ACREDITAR, RELACIONAR- COM. O referido mestre disse: o que esperar destes jovens sendo formados sem compromisso? Ter compromisso com vida é vive-la intensamente buscando a felicidade plena, sem que para isso seja necessário fazer mal a ninguém. Compromisso é aquilo que é uma prioridade acima de qualquer outra tarefa e quando vivemos e temos filhos, o nosso compromisso é fazermos dele indivíduos com caráter, se não conseguirmos é porque falhamos na missão ou seja, no nosso compromisso com o criador!

2 comentários:

  1. OI
    O COMPROMETER-SE COM A VIDA, PARECE MESMO QUE CAIU DE MODA E AÍ VEMOS AS CONSEQUENCIAS DESASTROSAS PRINCIPALMENTE ENTRE OS JOVENS.
    NA MINHA PERECEPÇÃO O COMPROMISSO, ASSIM COMO O EXEMPLO, O TESTEMUNHO DEVE VIR DA FAMÍLIA, CUJA MISSÃO É INSUBSTITUÍVEL. URGE UMA NOVA POSTURA, UMA CONCILIAÇÃO ENTRE A FAMÍLIA E A SOCIEDADE PARA QUE POSSAMOS FORMAR JOVENS CONSCIOS E RESPONSÁVEIS, AFINAL A RESPONSABILIDADE É DE TODOS!

    ResponderExcluir
  2. Ambos país e filhos têm que ter compromisso com os estudos. Onde estão os país que não conseguem educar os filhos?O aluno na escola é o reflexo da família em casa, as vezes isso é duro da familia aceitar mas quem deve educar são os país.Respeito,compromisso,dedicação vem de berço.Tema muito bom.

    ResponderExcluir