quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Distúrbio de Déficit de Atenção

A cada dia vejo um maior destaque para o distúrbio de déficit de atenção, até nas redes sociais, e como convivo com muitos jovens, eis que a vontade bateu a minha janela, digo Windows, e cá estou postando este tema. Comecemos como sempre, da definição, trata-se de uma disfunção neurológica no córtex pré-frontal. Quando pessoas que têm DDA tentam se concentrar, a atividade do córtex pré-frontal diminui, ao invés de aumentar Assim sendo, pessoas que sofrem de DDA mostram muitos dos sintomas, como pouca atenção, distração, desorganização, hiperatividade, problemas de controle de impulso, dificuldade de aprender com erros passados, falta de previsão e adiamento. No site pesquisado, chamado metas e objetivos.com.br, diz que, quando um pai, professor, supervisor ou gerente põe mais pressão na pessoa que tem DDA, para que ela melhore seu desempenho, ela se torna menos eficiente. Muitas vezes, quando isso acontece, o pai, o professor ou chefe interpretam o ocorrido como um decréscimo de performance, ou má conduta proposital, e daí surgem problemas sérios. Pessoas que sofrem de DDA têm dificuldade de manter a atenção e o esforço durante períodos de tempo prolongados. Sua atenção tende a vagar e se desligam da tarefa, pensando ou fazendo coisas diferentes da tarefa a ser realizada. Freqüentemente, pessoas que sofrem de DDA conseguem prestar muita atenção em coisas que são bonitas, novas, novidades, coisas altamente estimulantes, interessantes ou assustadoras. Essas coisas oferecem uma estimulação intrínseca suficiente a ponto de ativarem o córtex pré-frontal, de modo que a pessoa consiga focalizar e se concentrar. A falta de controle do impulso faz com que muitas pessoas que têm DDA se metam em enrascadas. Elas podem dizer coisas inadequadas para os pais, amigos, professores, outros empregados, ou clientes. Muitas pessoas que sofrem de DDA inconscientemente buscam o conflito como uma maneira de estimular seu próprio córtex pré-frontal. Eles não sabem que fazem isso. Não planejaram fazer isso. Negam que fazem isso. E ainda assim o fazem. A relativa falta de atividade e estímulo do córtex pré-frontal anseia por mais atividade. Entrar em hiperatividade, desassossego, e ficar cantarolando são formas de auto-estimulação. Outro modo de as pessoas com DDA "tentarem ligar seus cérebros" é provocando confusão. Se elas conseguem que seus pais ou cônjuges tornem-se agitados ou gritem com elas, isso pode aumentar a atividade de seus lobos frontais e ajudá-las a sentirem-se mais sintonizadas. Novamente este não é um fenômeno consciente. Mas parece que muitas pessoas que têm DDA ficam viciadas em confusão. Achei esta informação muito importante, pois conheço vários jovens que tamborilam musicas e dedos que incomodam quem deseja silêncio. Desorganização é outro marco importante do DDA. A desorganização inclui tanto o espaço físico, como salas, escrivaninhas, malas, gabinetes de arquivo e armários, quanto o tempo. Freqüentemente quando se olha para as áreas de trabalho de pessoas com DDA, é admirar que possam trabalhar ali. Elas tendem a Ter muitas pilhas de "coisas"; a papelada é algo que freqüentemente elas têm muita dificuldade de organizar; e parece que têm um sistema de arquivo que só elas podem entender (e mesmo assim só nos dias bons). Muitas pessoas com DDA têm atrasos crônicos ou adiam as coisas até o último momento. Muitas pessoas com DDA tendem a ser mal-humoradas, irritadiças e negativas. Como o córtex pré-frontal está pouco ativo, ele não pode moderar totalmente o sistema límbico, que fica hiperativo, levando a problemas no controle do humor. Podemos checar como anda a nossa CÓRTEX PRÉ-FRONTAL, aqui está uma listagem retirada do mesmo site citado acima, onde podemos observar em alguém, se tiver acima de cinco sintomas, não se desespere, procure ajuda de um medico( psiquiatra), tem medicamentos. ___1. Incapacidade de prestar atenção a detalhes ou evitar erros por falta de cuidado ___2. Problema em manter a atenção em situações de rotina (dever de casa, tarefas, papelada, etc.) ___3. Dificuldade em ouvir ___4. Incapacidade de terminar coisas, seguimento insuficiente ___5. Falha na organização de tempo e espaço ___6. Distração ___7. Pouca habilidade de planejamento ___8. Falta de objetivos definidos ou de pensar no futuro ___9. Dificuldade em expressar os sentimentos ___10. Dificuldade em expressar solidariedade pelos outros ___11. Excessivo sonhar acordado ___12. Tédio ___13. Apatia ou falta de motivação ___14. Letargia ___15. Sentimento de vazio de estar "em uma neblina" ___16. Desassossego ou dificuldade de ficar parado ___17. Dificuldade de permanecer sentado em situações em que se espera que a pessoa fique sentada ___18. Busca de conflito ___19. Falar demais ou de menos ___20. Dar rápido a resposta, antes de as perguntas terem sido completadas ___21. Dificuldade em esperar sua vez ___22. Interrupção dos outros ou intromissão (por exemplo: meter-se em conversas ou jogos) ___23. Impulsividade (dizer ou fazer coisas sem pensar antes) ___24. Dificuldade de aprender pela experiência, tendência para cometer erros repetitivos Nota técnica, fiz o teste e meu resultado foi menor que cinco sintomas, posso dizer que ainda não preciso de psiquiatra!

Um comentário:

  1. OI
    EXCELENTE INFORMAÇÃO E INSISTO EM DIZER : É PENA QUE MT GENTE NÃO TENHA ACESSO A ESTE TIPO DE INFORMAÇÃO, POIS ATÉ MESMO OS NOSSOS EDUCADORES POR NAO CONHECER O ASSUNTO ACABAM ATÉ PREJUDICANDO SEUS ALUNOS COM AVALIAÇÃO ERRADA, O QUE DEMONSTRA QTO OS NOSSOS EDUCADORES PRECISAM INVESTIR EM TREINAMENTOS PARA QUE POSSAM VER O ALUNO COMO UM TODO.
    MAS ESTAMOS NO BRASIL, NA BAHIA E A EDUCAÇÃO RELEGADA A UM SEGUNDO PLANO, ASSIM VAMOS VIVENDO SEM CONHECIMENTO, SEM IDENTIFICAR AS CAUSAS QUE TANTO PREJUDICAM MUITOS DOS NOSSOS JOVENS.

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