quinta-feira, 17 de maio de 2012

A ÍNDOLE É REVELADA POR NOSSAS ATITUDES

Ouvindo de uma pessoa dizer que um dos nossos grandes problemas é a falta de índole das pessoas, mas afinal o que será isto? A índole é revelada pelas atitudes tomadas diante das adversidades .Podemos ter sinônimo de índole, é o mesmo que caráter, pesquisando sobre o tema, eis que abro um site: Portal QualidadeBrasil, e eis que vejo a Fabula de Esopo, já conhecida nossa,mas muito ilustrativa sobre este tema, que mais uma vez faço a postagem: “A fábula de Esopo, a história da rã e do escorpião, contada por Orson Welles num filme antigo que se passava na Espanha: O escorpião precisava atravessar o rio e não sabia nadar .Perto da margem estava uma rã sobre uma pedra.O escorpião pediu sua ajuda: " *Venha até aqui e deixe que eu suba em suas costas .Você nada tão bem e eu sozinho , jamais chegarei ao outro lado * " A rã recusou-se :"Se deixar você subir nas minhas costas você me ferroa e me mata". "Mas, não, redarguiu o escorpião: " Tudo o que quero é atravessar o rio e, se eu morder você não chego a lugar nenhum" Afinal, depois de muita conversa, a rã concordou e lá se foram os dois cruzando a correnteza.Quando já se aproximavam da outra margem, o escorpião não aguentou mais e mordeu a rã. Paralizada pela dor a rã exclamou:" Louco ! Agora vamos morrer os dois ". Respondeu o escorpião " Que quer você? É o meu caráter". Creio que a índole pode ser comparada esta frase de Decio Valente “Às vezes nossos pensamentos são como nossas roupas íntimas: faz nos corar de vergonha, se tivéssemos de exibi-los em público.” Enfim, A nossa felicidade depende da índole de nossos pensamentos.

2 comentários:

  1. OI
    A ÍNDOLE OU CARÁTER DEFINE NOSSAS ATITUDES POSITIVAS OU NEGATIVAS DIANTE DOS FATOS DA VIDA. FAZER O BEM DEVE SER A NOSSA TÕNICA SEMPRE, SEM OLHAR A QUEM; ENTRETANTO MUITAS VEZES DEIXAMOS DE COMETER AS BOAS AÇÕES DEVIDO A FORÇA DO PENSAMENTO, POIS COMETEMOS ERROS E FALTAS ATÉ MESMO NO PENSAR E DAÍ FAÇO DAS MINHAS PALAVRAS AS DE PAULO QUE DIZIA: MUITAS VEZES FAÇO O QUE NÃO QUERO, E NÃO O QUE DEVIA FAZER.

    ResponderExcluir
  2. O escorpião reagiu por que ele é assim,como mudar o carater dele se a vida toda lhe foi dado o veneno para defender? O ser humano para mudar o seu carater tem que ser muito forte e principalmente querer mudar.Partir do próprio ser a mudança.

    ResponderExcluir