terça-feira, 1 de maio de 2012
ADOÇÃO, COMO VOCÊ ENCARA?
Após leitura do livro Sempre Existe uma Razão, da autora Elisa Masselli,onde descreve uma situação vivenciada por um casal de camponeses, pobres, que plantavam para comer, encontram uma criança e sem pestanejar ficam com este menino. Este casal já tinha uma filha, que não gostou da ideia em ter que tomar conta de uma pessoa menor,ou seja,viu ameaçar todos os seus planos!
E com esta situação descrita acima é que me pus a refletir sobre a adoção, sem sombra de duvida é um ato de amor incondicional! O que será que minhas seguidoras acham?
Segundo a filosofia espírita, a qual sou simpatizante, e pauto meus ensinamentos de vida e minhas decisões, diz que : “O corpo procede do corpo, mas o Espírito não procede do Espírito” (Evangelho Segundo o Espiritismo – Kardec, A.)’
Pela lei espírita somos todos adotados, ou seja, podemos ser filhos de nossos filhos, irmãos de nossos pais, irmãos dos filhos, pois viemos com o mesmo laço sanguíneo para evoluirmos. Mesmo para os que não acreditem na reencarnação, uma coisa é certa, só amadurecemos ou damos valor o outro, principalmente nossa mãe, quando nos predispomos a ter os nossos filhos, e ai como fica, se não os temos?
Quando adotamos, ou pensamos em adotar uma criança, devemos estar conscientes de que entra para nossas vidas um outro ser humano, com uma bagagem afetiva, genética, histórica, diversa da nossa.
Diante das leis, qualquer pessoa pode adotar uma criança, desde que maior, com condições psicológicas e financeiras estáveis, é preciso apenas muito amor, compromisso, responsabilidade, pois o ser adotado carece de tudo isto!
Baseado nos ensinamentos espíritas diz que a constituição de laços de família é uma necessidade do Espírito, a família terrena é um instrumento para a construção da família espiritual. Precisamos saber que quando adotamos devemos também estar conscientes de que assumimos a responsabilidade da problemática do ser adotado, quando acertam na criação, é pura satisfação, e quando o adotado não se adéqua, ou fica revoltado, e ai? não existe caso de ex- adotado! Reforço que pela luz da espiritualidade se a pessoa está passando por todos estes conflitos é porque precisa evoluir com esta prova, e este filho adotivo, pode está relacionado com suas outras vidas.
Falando de um modo geral, sem misturar religiosidade, creio que,quem adota, tem um dom de despreendimento, pois em adotar, tem a missão humanitária de ajudar, são caridosas na sua essência, por isto é que as leis brasileiras deveriam ser mais flexíveis, pois temos tantas crianças a espera de um lar.
Na maioria das vezes nós somos vaidosos,temos os filhos e os exibimos, nos orgulhamos e dizemos é a nossa continuidade, rimos até dos defeitos herdados e aí como diremos para os filhos do coração? Vejo alguns casos de filhos adotivos que conheço, que a convivência os fazem até que se pareçam no comportamento. E ai, você seria capaz de adotar?
Creio que um lar sem filhos é triste, pois as crianças enchem os dias de alegria, e vou mais além, sem filhos qual seria a nossa missão? viver por viver? Sabemos que adotar uma criança é um grande ato de amor e uma solução feliz para aqueles casais que não podem ter filhos ou para os que têm e sentem a necessidade de amparar mais um ser.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
OI
ResponderExcluirINDEPENDENTE DE RELIGIOSIDADE, CREIO SER O ATO DE ADOÇÃO, UMA PROFUNDA NECESSIDADE DE AMAR, E MTO ADMIRO AQUELES QUE ASSIM O FAZEM; INCLUSIVE CONHEÇO UM CASAL QUE HÁ POUCO TEMPO ADOTARAM UMA LINDA CRIANÇA, PRETENDEM ADOTAR UMA OUTRA E QUE ALEGRIA REINA ENTRE ELES.
NO MEU CASO EM PARTICULAR POR SER MÃE DE 04 FILHOS, NUNCA PASSOU NA MINHA CABEÇA TAL ATITUDE DE ADOÇÃO DOS FILHOS CHAMADOS DE CORAÇÃO OU DA ALMA; MAS QUEM SOU EU PARA JULGAR? SÓ POSSO COMPREENDER E ACEITAR A DECISÃO DOS QUE ADOTAM E DOS QUE PRETENDEM FIRMAR TAL COMPROMISSO DIANTE DE DEUS E DOS HOMENS, ALÉM DE TORCER É CLARO PELA FELICIDADE E HARMONIA DA FAMÍLIA QUE SE FORMA E QUE POSSA CRESCER EM CONFORMIDADE COM O AMOR DIVINO.
Não concordo quando fala que um lar sem filhos é triste, acho que as pessoas podem viver sem filhos e serem alegres da maneira deles, talvez a missão das pessoas que não tenha filho seje outra e não necessariamente uma pessoa ou um casal precise de ter filhos, as pessoas podem sem felizes sem eles também...
ResponderExcluirAcredito na odoção e acho super lindo quem adota. Adotaria sim,e não é de hoje que tenho esta ideia.Quando vou adotar?Bem isso eu não sei, mas quem sabe este dia esta mais proximo que imagino....
Vc podia postar como é feita uma adoção de crianças .
PQ