terça-feira, 13 de março de 2012

LEPTINA, O HORMÔNIO DA OBESIDADE

A cada dia vemos as pessoas a nossa volta engordando, tem gente que vive sob dieta e está sempre gorda, sabemos que é um mal que afeta grande parte da população e que até o governo lançou campanha educativa para que os jovens nas escolas mudem seus hábitos alimentares.
Por conta da importância do tema, que resolvi postar sobre a leptina, com certeza minhas seguidoras nunca nem ouviram falar! Então vamos começar com a definição, trata-se de um hormônio protéico que age no cérebro inibindo o apetite e estimulando o gasto de energia. Sua produção é diretamente proporcional à massa de tecido adiposo e este nao é apenas um mero depósito de células gordurosas, mas uma verdadeira "glândula endócrina do organismo". Esse tecido produz diversos hormônios, dentre eles a leptina.

O papel da leptina como hormônio antiobesidade é essencialmente derivado de suas ações como diminuidor do apetite e estimulador do gasto de energia ou seja durante a presença da leptina o nosso apetite é diminuído.
As mulheres secretam duas vezes mais leptina que os homens, e no caso dos obesos há uma quantidade insuficiente de receptores de leptina, então o obeso é mais resistente á ação da leptina, isto significa que a pessoa demora mais para se sentir saciado.
O aumento de gordura corporal contribui para a inibição da ação da Leptina, por isso a regulação da fome vai depender muito da perda de gordura.
Os cientistas estão na pesquisa de uma boa droga para o combate da obesidade, já sabemos que se usarmos comprimidos com doses elevadas de leptina o problema não será resolvido, pois em altas doses irá interferir nos receptores do sistema nervoso cerebral, então só nos resta aguardar avanços nas pesquisas, acertamos a nossa alimentação e queimá-lo com uma boa prática de atividade física!

3 comentários:

  1. o problema da obesidade é muito sério, mas as pessoas não estão muito preocupadas com esta doença.Você acha que simples campanhas dos governos ajudam ao combate a obesidade?Como educar uma pessoa que é mais saudavel ele comer menos e com qualidade? Ou como colocar na cabeça de jovem ou adulto que o movimento é importante para o equilíbrio de seu peso?Você ainda acredita na campanhas governamentais? Será que algum dia não teremos mais obesos no Brasil?As informações estão em todos os lugares mas as pessoas preferem comer, comer , comer e ficarem paradas, não existe uma pessoa que não saiba a prevenção da obesidade, porém o brasileiro anda a cada dia mais obeso. Preguiça? Falta de orientação consistente? Profissionais que orientam errado?Comidas regionais super calóricas? Falta de espaços para a prática esportiva?Ou é realmente culpa da Leptina?....Gordinhos unidos em busca de uma qualidade de vida melhor.

    ResponderExcluir
  2. OLÁ
    EXCELENTE INFORMAÇÃO SOBRE A TAL LEPTINA POIS EU MESMA ACHAVA QUE A OBESIDADE SERIA UMA DOENÇA GENÉTICA E UM DESEQUILIBRIO NA ALIMENATAÇÃO ALIADA A FALTA DE EXERCÍCIOS FISICOS.
    VALEU!!!!

    ResponderExcluir
  3. OLÁ PEQUI

    FEZ TANTAS REFLEXÕES QUE SÓ FAZENDO VARIAS POSTAGENS PARA CADA PERGUNTA.
    OBESIDADE NÃO IRÁ ACABAR, NÓS GORDINHOS É QUE ESTAMOS SE ACABANDO!

    ResponderExcluir