segunda-feira, 5 de março de 2012

ESCAMENTO DE GÁS!

Por ter sido testemunha de um vazamento de botijão de gás aqui no vizinho, é que fiquei impactada e logo fui entender como aquilo aconteceu e vim postar para que minhas seguidoras possam compartilhar estes conhecimentos.
Alguns cuidados devem ser tomados, que serão elencados abaixo:
_O botijão não dever ser exposto a altas temperaturas
_ A validade da mangueira é de 5 anos e o regulador deve ter a certificação pelo INMETRO.
_Coloque o botijão sempre em locais ventilados, para facilitar a dispersão do gás em caso de vazamento
_ Nunca armazene o botijão em compartimentos fechados (armários, gabinetes, vãos de escada, porões, etc.);
_Quando comprar veja o lacre e a etiqueta de segurança do mesmo.
_Quando a alimentação dos queimadores do fogão estiver insuficiente, provavelmente o gás acabou. Não tente forçar a saída de gás.
_Não aqueça o botijão
_Durante a troca do botijão certifique-se de que todos os botões dos queimadores do fogão estão desligados
Nunca role o botijão. Transporte-o sempre na posição vertical
Retire o lacre de segurança do botijão levantando a própria aba do anel externo e gire-a no sentido anti-horário até o disco central sair completamente
Retire o regulador de pressão do gás do botijão vazio e, em seguida, encaixe e rosqueie-o sobre a válvula do botijão cheio.
Use apenas as mãos. NÃO utilize ferramentas como martelo ou alicate.
Antes de trocar o botijão, examine sempre as condições da mangueira e do regulador de pressão de gás, verificando sempre o prazo de validade e as condições de conservação.
Após instalar, faça o teste de vazamento, passando espuma de sabão ao redor da conexão válvula de saída de gás/regulador de pressão de gás. Caso surjam bolhas, repita a operação de instalação. Se o vazamento continuar, desconecte o regulador de pressão de gás e verifique se existe vazamento na válvula. Caso o vazamento continue, leve o botijão para um lugar ventilado, deixando o regulador de pressão de gás desconectado e chame a assistência técnica do seu fornecedor de gás.
Jamais passe a mangueira por trás do fogão. Se for necessário alterar a posição de entrada de gás, chame profissionais credenciados pelo fabricante do fogão.
• Vazamento – como proceder?
Por ser um produto inodoro (sem cheiro), é adicionado ao GLP um composto à base de enxofre (etil-mercaptana) para caracterizar seu cheiro. Dessa forma, é possível detectar eventuais vazamentos.
Para verificar se há vazamentos de gás, passe uma esponja com água e sabão sobre a conexão válvula/regulador de pressão de gás. Se houver vazamento, aparecerão bolhas. Não tente eliminar vazamentos de maneira improvisada.
Nunca utilize fósforo, isqueiro ou vela para verificação de vazamento de
Vazamento de gás sem fogo
• Mude para fechado a alavanca do regulador de pressão de gás;
• Afaste as pessoas do local;
• Desconecte o regulador de pressão de gás da válvula de saída de gás e, caso continue o vazamento, retire o botijão para um local aberto, ventilado e longe de fonte de ignição.
• Não acione interruptores de eletricidade e não ligue nem desligue nenhum equipamento eletrônico ou outros que possam produzir faísca;
• Desligue a chave geral de eletricidade somente se ela estiver fora da residência;
• Não fume, nem acenda fósforos ou isqueiros;
• Se ocorrer em ambiente fechado, abra portas e janelas;
• Desconecte o regulador de pressão de gás da válvula e, caso continue o vazamento, retire o botijão para um local aberto, ventilado e longe de fontes de ignição;
• Alerte as pessoas sobre o vazamento;
• Entre em contato com a assistência técnica do seu fornecedor de gás e, em casos mais graves, com o Corpo de Bombeiros (193).
Finalmente queridas seguidoras os cuidados devem ser constantes, quando for cozinhar os alimentos, não encha demais a panela, pois pode vazar e apagar o fogo, e ficar escapando o gás.Quanto ao acidente do vizinho, ele trocou o gás com o registro fechado, a mangueira não aguentou a pressão e ai é só imaginar o stress que foi!

Um comentário:

  1. OLÁ
    QUE SUSTO TODOS PASSARAM AÍ NÃO É VERDDE? MAS TUDO SERVE DE LIÇÃO, POIS SÓ SE APRENDE ERRANDO E VC COM SUAS BOAS DICAS VAI ORIENTANDO AS PESSOAS PARA NÃO SE MENTEREM COM PRODUTOS INFLMÁVEIS, POIS PARA TUDO EXISTE PESSOAL QUALIFICADO E NUNCA DEVEMOS NOS INTROMETER ONDE NÃO TEMOS CONHECIMENTO DO ASSUNTO.
    VALEU!!!

    ResponderExcluir