domingo, 11 de março de 2012

DE ONDE VEM TANTAS FORMIGAS????

Vocês já pararam para pensar que deixam seus espaços limpos e quando fazem algum bolo, ou algum doce chegam muitas formigas? E já se perguntaram de onde elas vêem?
O mundo dos insetos é predominante entre todas as espécies sobre a face da terra.. As formigas são insetos sociais que vivem juntos em colônias. Todas as espécies se agrupam em uma única família chamada de família Formicidade.
As colônias são de porte médio a grande, com muitas rainhas. Novas colônias são provavelmente formadas pela migração de uma ou mais rainhas acompanhadas por um número de operárias.Estas possuem o hábito de se movimentar em fileiras perfeitas. São importantes pragas domésticas, pois consomem vários tipos de alimento, tendo preferência por substâncias adocicadas, como açúcar, bolos e outros.. .
Esses insetos se distribuem por todos os continentes, exceto os pólos.
Ao total, existem cerca de 18.000 espécies de formigas, sendo que 10.000 já foram descritas. No Brasil são cerca de 2.000 espécies.
Os problemas trazidos por formigas podem variar do simples incômodo a picadas e até mesmo a infecções hospitalares.
Retomando para a nossa pergunta em enfoque,quem mora em casa ou até mesmo em apartamento já enfrentou alguma vez problemas com formigas na cozinha, principalmente pelo fato de ter muitos alimentos, principalmente alimentos
doces e com muito açúcar.
Elas liberam uma substancia chamada feromonio que atraem as demais, por isto aquele docinho é invadido por centenas delas!
Então só nos resta elencar algumas dicas abaixo, para termos um convivência em paz com estes insetos:
Coloque um pouco de borra de café no caminho das formigas, principalmente no local que elas entram na sua cozinha,disfarça o cheiro deixado por elas.

.Coloque cravos no açúcareiro

Selar orifícios e frestas dentro das residências;

- Manter os alimentos guardados em recipientes bem vedados;

- Manter o ambiente livre de migalhas de alimentos

- Depositar folhas de louro ou cravo-da-índia, ou casca de tangerina nos locais onde as formigas são indesejáveis. Trocar estes ingredientes a cada duas semanas

Quando fizer um bolo, coloque o mesmo em uma bandeja, esta deve ficar em cima de um prato com água, esta barreira mecânica afastará estes insetos.

O resto é curtir a vida busca entendimento para as pequinas coisas que aconteçe a nossa volta.....

2 comentários:

  1. olá
    QUE BOAS DICAS E INFORMAÇÕES SOBRE AS DANADINHAS DAS FORMIGAS E JÁ ESTOU PONDO EM PRÁTICA E TB DIVULGANDO ENTRE FILHOS E AMIGOS TÃO BOAS DICAS.
    VALEU!!!

    ResponderExcluir