sexta-feira, 15 de abril de 2011

SOBRE CARIDADE

Lendo o Evangelho e vejo que para evoluirmos é preciso andar em caminhos fazendo a caridade,mas o que vem ser isto? O que é preciso doar para ser considerado caridoso? Caso as minhas seguidoras saibam, parabéns! Se não sabem, não tem jeito, a única opção é me seguir nesta leitura, para entendermos as coisas que Deus nos fala, e parece que demoramos em ouvir! A palavra caridade vem do latim “caritas”, é a expressão do serviço aos outros, de gratuitidade, de partilha, de generosidade desinteressada, é muito mais do que solidariedade, é uma virtude! O evangelho diz que é uma virtude fundamental sobre que há de repousar todo edifício das virtudes terrenas. Sem a caridade não há esperar melhorar sorte, não há interesse moral que nos guie, sem a caridade não há fé,pois a fé não é mais do que pura luminosidade que torna brilhante uma alma caridosa. A caridade é muito diferente da mera partilha do que se tem a mais. Não é uma dispensa do supérfluo, é se preocupar com o outro, com o seu bem estar! Precisamos separar a caridade moral e ou a material, podemos fazer caridade por diversos meios, através de pensamentos, em orações, uma prece feita sentida, alivia o coração! Podemos dar bons conselhos, ouvir alguém com problema, aquele dom da escuta, ajudar alguém a resolver algum problema. Quando abrimos o armário e doamos roupas sem se preocupar se estamos agasalhando alguém, quem recebe a doação é que está sendo caridoso, pois te ajudou a ganhar espaço em um guarda roupa lotado de supérfluo! A esmola muitas vezes útil, pois traz alivio, mas sempre é humilhante, pois existe o pedido do precisante, portanto caridade liga o benfeitor ao beneficiado, nos remete a frase:” Não saiba a vossa mão esquerda o que dê a vossa mão direita” Quem faz a caridade procura paz para o seu coração! É um âncora para a salvação!

Um comentário:

  1. OLÁ
    LER, REFLETIR E PRATICAR A VERDADEIRA CARIDADE NUNCA É DEMAIS, POIS DE FATO ELA É A MÃE DAS VIRTUDES E FELIZ QUEM A ENCONTROU E PÕE EM PRÁTICA NA SUA VIDA .
    COMO BEM NOS REVELA PAULO NA SUA CARTA AOS CORINTOS CAP 13 (ECELENCIA DA CARIDADE: " AINDA QUE FALASSE AS LINGUAS DOS HOMENS E DOS ANJOS, SE NÃO TIVER CARIDADE, SOU COMO O BRONZE QUE SOA, OU COMO O CÍMBALO QUE RETINA"...
    É BOM LER TODO O CAPÍTULO DESSA LINDA CARTA PARA MELHOR REFLEXÃO SOBRE ESTA BELA VIRTUDE.
    AMEI!!!!

    ResponderExcluir