terça-feira, 19 de abril de 2011

TODO DIA É DIA DE ÍNDIO!

JÁ NÃO SE FALA MAIS NO DIA DO INDIO, OU SÓ FUI EU QUEM NÃO OUVIU? QUE TRISTEZA, INVADIMOS A TERRA DELES, USURPAMOS AS SUAS RIQUEZAS, E NEM UMA HOMENAGEM LEMBRAMOS....
CREIO QUE O POVO DE PORTUGAL SE ACHAVA SUPERIOR AOS INDIOS E COMO ESTES NÃO BAIXARAM A CABEÇA PARA SERVIR DE ESCRAVO PARA ELES, FORAM VISTOS COMO REBELDE!
ESTA DATA FOI CRIADA PELO PRESIDENTE GETÚLIO VARGAS EM 1943, ATRAVÉS DO DECRETO DE LEI 5.540, ISTO OCORREU APÓS O PRIMEIRO CONGRESSO INDIGENISTA REALIZADO NO MÉXICO, ESTE EVENTO AINDA FOI MARCADO POR POUCO REPERESENTANTES, AINDA TEMEROSOS COM A PERSEGUIÇÃO SOFRIDA PELOS HOMENS BRANCO.
ESTIMA-SE QUE ATUALMENTE EXISTAM CERCA DE 300 MIL ÍNDIOS EM TERRITÓRIO BRASILEIRO, NÚMERO ESTE QUE NOS FAZ REFLETIR QUANDO PENSAMOS NOS QUASE 6 MILHÕES QUE EXISTIAM EM NOSSO PAÍS ANTES DA CHEGADA DOS COLONIZADORES.
DESDE A CHEGADA DOS PORTUGUESES NO BRASIL ATÉ OS DIAS DE HOJE, TEM HAVIDO UMA LUTA CONSTANTE CONTRA O ÍNDIO, ESTE ENCONTRO DE RAÇAS CARACTERIZOU-SE POR UM GRANDE MASSACRE NÃO SÓ DE VIDAS, MAS DE UMA BELÍSSIMA CULTURA. EXTINGUIU-SE LÍNGUAS, MITOS, COSTUMES, CONHECIMENTOS, TÉCNICAS E ARTEFATOS.
OS ÍNDIOS SEM DÚVIDA PERMEIAM NOSSO IMAGINÁRIO COMO UM MITO, UMA LENDA EM NOSSA CULTURA, MAS A VERDADE É QUE NUNCA FORAM PROPRIAMENTE VALORIZADOS E RESPEITADOS. PELO CONTRÁRIO, SÃO RIDICULARIZADOS COMO FOI O CACIQUE MARIO JURUNA , POLÍTICO QUE NUNCA FORA OUVIDO E SIM ABANDONADO EM BRASÍLIA. MUITOS SACRIFICARAM SUAS VIDAS EM PROL DOS BRANCOS. MUITOS FORAM HERÓIS DE NOSSA HISTÓRIA, PORÉM NÃO HÁ LIVRO QUE RELATE SUAS FAÇANHAS, NEM DAQUELES QUE AJUDARAM OS PORTUGUESES A AMPLIAR NOSSO TERRITÓRIO, A CONQUISTAR TERRAS, COMO TIBIRIÇA, QUE SALVOU SÃO PAULO (SP); ARARIBÓIA, QUE VENCEU OS FRANCESES, OU FELIPE CAMARÃO, QUE DERROTOU OS HOLANDESES.
DEIXO AQUI A MINHA HOMENAGEM AOS ÍNDIOS, AOS CABOCLOS REVERENCIADOS NA RELIGIÃO UMBANDA, QUE COMO JÁ DISSE O FILOSOFO LEONARDO BOFF, ESTAS CITAÇÕES SÃO OS ARQUÉTIPOS DA NOSSA FÉ! TAMBÉM CANTADOS EM VERSO E PROSA PELA BELA VOZ DE MARIA BETANIA, QUE FAÇO A QUESTÃO DE FECHAR ESTA SINGELA HOMENAGEM COM A POSTAGEM DA LETRA DESTA MUSICA:
LINHA DE CABOCLO
MARIA BETHÂNIA
COMPOSIÇÃO : PAULO CÉSAR PINHEIRO

CHEGOU A HORA QUEM LÁ NO MATO MORA
É QUE VAI AGORASE APRESENTAR
NO CHÃO DO TERREIROA FLECHA DO SEU FLECHEIRO
FOI QUE PRIMEIRO ZUNIU NO AR
VI SEU AIMORÉ SEU CORAL, VI SEU GUINÉ,VI SEU JAGUARÁ,SEU ARARANGUÁ,TUPAÍBA EU VI,SEU TUPÃ,
VI SEU TUPI,SEU TUPIRACI,SEU TUPINAMBÁ
VI SEU PEDRA-PRETA SE ANUNCIAR,
SEU ROMPE-MATO,
SEU SETE-FLECHAS,
VI SEU VENTANIA ME ASSOVIAR
SEU VENCE DEMANDAS
EU VI DANÇAR
BENZEU MEU PATUÁ
VI SEU PENA-BRANCA RODOPIAR
SEU MATA-VIRGEM,SEU SETE-ESTRELAS,
VI SEU VIRA-MUNDO ME ABENÇOAR
VI TODA A FALANGE DO JUREMA
DENTRO DO MEU GONGÁ
SEU UBIRAJARA TROUXE SEU JUPIARAE
SEU TUPIARAPRA CONFIRMAR LINHA DE CABOCLO,
DIZ SEU ARRANCA-TOCO,
UM É IRMÃO DO OUTRO QUEM VEM LÁ
COM BERLOQUE E JÓIA
VI SEU ARARIBÓIA COM SEU JIBÓIA
BEIRANDO O MARCOM COCAR,
BORDUNA,CHEGOU SEU GRAJAÚNA,COM BARAÚNA
MANDOU CHAMAR
VI SEU PEDRA-BRANCA SE APROXIMAR
SEU FOLHA-VERDE,
SEU SERRA-NEGRA,SEU SETE-PEDREIRAS
EU VI ROLAR
SEU CACHOEIRINHA OUVI CANTAR
SEU GIRASSOL GIRAR
VI SEU BOIADEIRO ME CAVALGAR
SEU TREME-TERRA,SEU TIRA-TEIMA,
SEU OGUM-DAS-MATAS ME ALUMIAR
VI TODA A NAÇÃO SE MANIFESTAR
DENTRO DO MEU GONGÁ.
CARAS SEGUIDORAS O PAPEL DOS CABOCLOS É DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA PARA ABRIR OS CAMINHOS, DURANTE OS TRABALHOS RELIGIOSOS,E NA LETRA DA MÚSICA ELA ANUNCIA OS ÍNDIOS QUE SE APRESENTAM NO TERREIRO.
SALVE SEU SETE ESTRELAS, DESBRAVADOR DE MUITAS MATAS!

2 comentários:

  1. Amiga falou sim do índio nos noticiarios, pelo menos por aqui eu vi, e nas escolas para os pequenos as professoras fazem questão de realizar trabalhos falando da importância do índio.
    Tem um filme muito bom que fala dos índios, A Missão, recomendo é muito bonito porém triste. Retrata o massacre dos índios, vale a pena ver.

    ResponderExcluir
  2. OI
    DE FATO OS ÍNDIOS SÃO POUCOS HOJE NO NOSSO PAÍS E POUCAS HOMENAAGENS ACONTECEM NO DIA A ELES DEDICADO.
    FORAM SIM HOMENS DE LUTA, DE VALORES PRÓPRIOS, SÓ QUE OS COLONIZADORES FORAM SEUS ALGOZES E HOJE POUCO SE TEM REGISTRADO NOS ANAIS DA HISTÓRIA DO BRASIL SOBRE ESTES SEUS PRIMEIROS HABITANTES E DONOS DE FATO DAS TERRAS.
    É UMA PENA NÃO TERMOS MEMÓRIA NEM TÃO POUCO VALORIZAAR O QUE É NOSSO COM AMOR E CORAGEM.
    É MUITO FÁCIL MARGINALIZAR E IMPOR NOVOS COSTUMES E REGRA.............
    ASSIM SÓ NOS RESTA PEDIR MISERICÓRDIA A DEUS POR TODOS ELES.

    ResponderExcluir