segunda-feira, 18 de abril de 2011

A PÁSCOA QUE NÓS QUEREMOS!

Movida por um forte sentimento no ar, por conta da celebração da Páscoa, venho aqui, humildemente, pedi desculpas as minhas seguidoras, pois falar de algo forte, como religiosidade, não é fácil, , pois invadimos o universo do outro, de suas verdades e precisamos antes de tudo, adotar atitudes respeitosas! A doutrina Espirita não tem dogmas, sacramentos ou liturgias, tenta ir ao significado da Páscoa, contemplando outros valores,mas em linhas gerais, as instituições espiritas não celebram como as outras religiões, mas o sentimento de respeito pelas manifestações deve ser mantido, pois Jesus foi a maior prova da base moral para nós! Precisamos antes de tudo definir o termo Páscoa, os eventos da Páscoa teriam ocorrido durante o Pessach, data em que os judeus comemoram a libertação e fuga de seu povo escravizado no Egito. A palavra Páscoa advém, exatamente do nome em hebraico da festa judaica à qual a Páscoa cristã está intimamente ligada, não só pelo sentido simbólico de “passagem”, comum às celebrações pagãs (passagem do inverno para a primavera) e judaicas (da escravatura no Egito para a liberdade na Terra prometida), mas também pela posição da Páscoa no calendário, segundo os cálculos que se indicam a seguir. A Páscoa cristã celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu por três dias, até sua ressurreição. É o dia santo mais importante da religião cristã. Muitos costumes ligados ao período pascal originam-se dos festivais pagãos da primavera. Outros vêm da celebração do Pessach, ou Passover, a Páscoa judaica, que é uma das mais importantes festas do calendário judaico, celebrada por 8 dias e onde é comemorado o êxodo dos israelitas do Egito, da escravidão para a liberdade. Um ritual de passagem, assim como a "passagem" de Cristo, da morte para a vida. A religião catolica diz que Cristo sofreu por nós, por conta dos nossos pecados,morreu para nos salvar, mas nós espíritas, é ensinado que deveremos reencarnar quantas vezes for necessário para depurar nosso espírito e alcançar a elevação moral. Fato é que queridas seguidoras, seja lá qual for a sua fé , o que vale é a conduta, é o amor como prática diária, e conduzir sua vida baseado nos exemplos ensinados por Jesus. E que todos tenham uma feliz juntos aos seus e que aproveitem a máximo seus familiares, afinal é o melhor que nós temos!

2 comentários:

  1. Gosteii da explicação da páscoa. Seria interessante se o verdadeiro sentido dela existisse mesmo para todos nós....Realmente a famila é o melhor que nós temos...Vou festejar a minha pascoa vendo a bela final da superliga de vôlei no domingo e depois comendo uma bela comida de Mãe.

    ResponderExcluir
  2. OI
    É VERDADE! TEMOS QUE ENTENDER A CRENÇA E A FÉ DOS IRMÃOS, PORQUE NÃO SOMOS DONOS DA VERDADE E A VERDADE SÓ É UMA: É JESUS DE NAZARÉ QUE COM SEU BELO EXEMPLO DE HUMILDADE E DE CARIDADE DESEJA QUE TODOS NÓS POSSAMOS SEGUIR SUAS PEGADAS.
    QUE TODOS TENHAM UMA BELA PÁSCOA !!!

    ResponderExcluir