quarta-feira, 6 de abril de 2011
DEFICIT DE ATENÇÃO
Diante de tantos atrativos na atualidade para os jovens, o dificil é mantê-los atentos na hora de estudar, por isto tanto se fala em desatenção, dificuldade de concentração em sala de aula e como existe remédio para quase tudo, para estes casos existe uma substancia bastante comercializada chamada ritalina e ou Concerta, vendidas com receitas controladas Ouvindo uma colega de trabalho queixar-se sobre a dificuldade do filho em ficar atento, discutimos a situaçao e disse: já pensou que ele pode estar chamando a sua atenção? Deixe algo para ele fazer, dedique-se pelo menos meia hora por dia para ele, não se divida em outra tarefa! Como o jornal Atarde de hoje fez uma extensa reportagem sobre o tema, resolvi compartilhar com minha seguidoras, poios esta medicação(metilfenidato, nome da substancia) gerou r$88 milhões em 2008 em vendas! Que tanta desatenção será esta? Para muitos especialistas esta medicação é estimulante do cerebro e vicia, deixa a pessoa concentrada, mas não significa que a atenção estará voltada para o que se quer. O diagnostico de TDAH(deficit de atenção e hiperatividade) baseia -se em observação do comportamento, e muitas vezes a dificuldade de aprendizagem ocorre por falta de adaptação as metodologias aplicadas. As escolas que investem no ensino dispõem de profissionais da área da saúde para acompanhar o desempenho dos alunos. Diante dos distubios de comportamento, os pais são chamados para terem seus filhos avaliados com outros profissionais, já que o papel da escola é so acompanhar o ritmo dos mesmos assumindo assim a funçao pedagogica! Caras seguidoras esta realidade descrita ai é restrita para poucos, ou seja, aqueles que podem pagar por seus estudos! Outro detalhe interessante da reportagem lida é sobre os efeitos colaterias desta medicação,pois aumenta a produção de dopamaina e da serotonina; crianças menores de 6 anos não devem usar, pois causam perda de peso e atraso no crescimento.Estas duas substancias circulando em doses maiores no organismo gera confusão mental, alterações auditivas e visuais.já a serotonina mexe com a gressividade, o cerebro trabalha para mante-las em em niveis ideias. Portanto queridas seguidoras, antrs de tudo é necessáriomuita sabedoria para enfrentarmos aos apelos comerciais e a modernidade!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
OI
ResponderExcluirEXCELENTE INFORMAÇÃO EM ESPECIAL PARA OS PAIS DE FILHOS ADOLESCENTES.
DE FATO A SOICEDADE CIENTIFICA SE DESENVOLVE COM MEDICAÇÃO DE ÚLTIMA GERAÇÃO E AS PESSOAS VÃO USANDO ATÉ COMO MODISMO E ESQUECEM QUE AS CRIANÇAS, OS JOVENS TEM CORPO, MENTE E ALMA, ASSIM DEVIAM TB ANALISAR O COMPORTAMENTO EMOCIONAL E OS FATORES QUE IMPEDEM ESTA DESATENÇÃO.
POR OUTRO LADO OS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO CADA DIA MAIS DESINFORAMADOS, DESPREPARADOS, DESATUALIZADOS NÃO PERCEPEM O EDUCANDO NO SEU SER E JÁ VÃO CONDENANDO O JOVEM QUE MUITAS VEZES FICA ATÉ MARGINALIZADOS.
AS FAMÍLIAS ATUAIS QUEREM RESULTADOS IMEDIATOS E TB VÃO AJUDANDO A INSTALAR ESTE CAOS.
SÓ NOS RESTA LER, NOS INFORMAR COMO AGORA COM ESTE TEXTO E IR AJUDANDO OS JOVENS, PAIS E PROFESSORES QUE ESTÃO PRÓXIMOS DE NÓS.
Remédios......
ResponderExcluirÉ preciso ter todo o cuidado ao receitar para um joven....
As vezes o menino só esta querendo chamara a atenção dos pais para um carinho ou uma simples conversa e deixa o estudo de lado, pois sabe que é a única forma do pai percebe-lo.Não acredito que os profissionais da educação são despreparados para lidar com o defict de atenção, este assunto é muito discutido entre os profissionais pelo menos em MG é.Vamos ter até capacitação para lidar com aluno especial....O que acontece com a deficit de atenção é que as vezes as escolas não tem material suficiente para oferecer a esta criança uma aula diferente.Bem que os professores tentam fazer a sua parte mas não funcionam sozinhos.
Um bom jogo que pode ajudar estas crianças é o xadrez. Portanto é só envolver estes jovens no esporte.
Adorei o assunto.