sábado, 16 de abril de 2011

ENTENDENDO UM POUCO DE USINA NUCLEAR

Ouvindo nos noticiários locais, assisti uma bela reportagem sobre usina nuclear, logo vim pesquisar a fim de abrir discussão com minhas fieis seguidoras, é que me dei conta do que podemos ter em breve uma usina por aqui, já que a Bahia é um grande produtor de urânio, e a cidade de Caitité é a grande produtora! Usina Nuclear, também conhecida como central nuclear, é uma instalação que produz energia elétrica através de reações nucleares de elementos radioativos. O elemento mais utilizado nas usinas é o urânio. Este material é colocado em barras dentro dos reatores da usina. O calor gerado pela reação move um alternador que produz a energia elétrica. Um dos grandes problemas é a geração do lixo nuclear por parte destas usinas. Este lixo deve ser manipulado, transportado e armazenado, seguindo todas as normas de segurança. Isso ocorre, pois os resíduos radioativos são extremamente perigosos caso ocorra contato com seres humanos, fontes de água, terra, ar, etc. O Brasil possui duas usinas nucleares em atividade, Angra I e Angra II, situadas no município de Angra dos Reis (estado do Rio de Janeiro). Estamos acompanhando em tempo real o drama dos japoneses com o acidente na Usina de Fukushima no Japão, após a catástrofe do tsunami. Quando acontece acidente nuclear as conseqüências é muito grave, a perda do controle durante o processo pode elevar a temperatura a um valor que leve a fusão do reator, e/ou ocorrer vazamento de radiações nocivas para o exterior, comprometendo a saúde dos seres vivos Sabemos que a energia nuclear além de produzir uma grande quantidade de energia elétrica também produz resíduos nucleares que devem ser isolados em depósitosimpermeáveis durante longo tempo. Os defensores da utilização da energia nuclear como fonte energética consideram que estes processos são, atualmente, as únicas alternativas viáveis para suprir a crescente demanda mundial por energia ante a futura escassez dos combustíveis fósseis. Só torcemos que os homens dotados de sua imensa sabedoria não mais utilizem esta combustão do urânio para fazer bomba atômica e matar tanta gente!

2 comentários:

  1. Parabéns pelo texto. Seu blog a cada dia aborda bons assuntos que precisamos ter conhecimento e discutir com a sociedade.
    Gostei de aprender um pouco mais sobre usina nuclear.

    ResponderExcluir
  2. olá
    que beleza de informação, excelente!!!!!!
    pois é o grnde problema é como nós brasileiros vamos manipular estes tais residuos, pois a nossa culltura sempre se preocupa com o lucro imediato e nunca com o meio ambiente (a campanha da fraternidade que o diga), nem tão pouco com a população em especial aqueles desfavorecidos de conhecimentos que é a maioria.
    ssim só nos resta divulgar conheciemntos dessa ordem pq toda evolução é mto boa, mas em tudo precisa cautela.
    parabens!!! continue firme nas informações...

    ResponderExcluir