quarta-feira, 23 de março de 2011

A NOSSA LINGUA

A língua portuguesa está ligada a nação portuguesa, sendo que tem origem o latim vulgar que era somente falado, utilizado pelos analfabetos, soldados, marinheiros, artífices, agricultores,barbeiros,escravos,etc. Já o latim clássico era a língua falada e escrita, apurada.artificial,rígida usada pelos grandes poetas, prosadores,filósofos, retóricas.
No Brasil, a língua geral usada na colônia foi a língua tupi guarani conhecida como tupinambá, chamado também tupi.
Os jesuítas haviam estudado e difundido a língua só que em 1757 foi proibida por uma provisão real e no final com a expulsão dos jesuítas e novas pessoas chegando fixou-se definitivamente como idioma do Brasil.
As palavras que ficaram gravadas eram sobre a fauna e flora., exemplo caju, tatu, piranha, mandioca etc.
Como a maioria dos escravos trazidos eram africano, ficou a influência no português do Brasil, que foi o iorubá, língua falada pelos negros que vieram da Nigéria. As palavras são ligadas a religião e a cozinha, exemplo caçula, moleque, samba,etc A língua foi afastada e só foi atualizada quando a família real veio para o Brasil.
Depois da independência do Brasil, o português falado no Brasil sofreu influencia dos imigrantes
O português é falado hoje é em torno de 190 a 230 milhões de pessoas, por isto é a oitava língua mais falada do planeta
Portanto queridas seguidoras a história da nossa língua e interessante e como vivemos cercadas de contrastes e que muitos brasileiros ainda não sabem falar nem escrever a nossa língua. Outra observação é que mesmo diante do tamanho do Brasil, a língua é única em todos os locais,não há dialetos!

Um comentário:

  1. OLÁ
    MUITO BOM TEXTO SOBRE A NOSSA LÍNGUA MÃE E SUAS INFLUENCIAS.
    AGORA INFELIZMENTE A MAIORIA DOS BRASILEIROS DEVIDO A FALTA DE ACESSO A EDUCAÇÃO NÃO SABEM USAR A LINGUA CORRETAMENTE, O QUE É UMA VERGONHA NACIONAL PARA TODOS NÓS.
    PARABENS POR EXCELENTES INFORAMÇÕES.

    ResponderExcluir