quarta-feira, 2 de março de 2011

MINHAS MEMÓRIAS CARNAVALESCAS!

Mais um carnaval se aproximando, e já podemos ver a loucura das pessoas, o corre corre, o agito dos transeuntes que chego a ficar assustada com tanta expectativa, por que é muito bom para alguns, ou seja, os que investem no carnaval, os donos de trios, os donos dos camarotes, quem não tem espaço ou vez, é o povão, que vive espremido nas cordas quando passam os blocos.
Como este artigo é um resgate as minhas memórias, irei falar dos velhos e idos carnavais da minha infância, não sou tão velha, mas as coisas mudaram tanto. Nem tão pouco sou saudosista, mas relembrar as coisas faz bem para o sistema nervoso!
Por volta dos meus cinco anos de idade, minha mãe mandou fazer uma roupa de bailarina, com um pano acetinado cheio de lantejoulas, com filó nas nádegas, um luxo só! Lembro que usei esta fantasia por vários anos, até passar para Tereza Cristina, a nossa Nem!
Outra gostosa lembrança era meus irmãos de pierrô e mascaras, saiam mascarados pelos fundos de casa para não serem reconhecidos, porque os objetivos naqueles tempos era zuar com os amigos e fazer medo as criancinhas.
Lembro que nesta época os danados, digo irmãos mascarados, comeram os pães de tia Edite, estes, eram deixados na sacada de casa, e ai já viu, mascarados com fome e sem serem reconhecidos. A resenha era a melhor parte, meus irmãos eram gozadores! Os que estão vivos ainda os são!
O trio mais lindo que já vi era o da saborosa, tanta criatividade, o formato era de garrafa, com puxadores tocando seus pistons, tipo instrumentos de sopro, ainda podíamos dançar atrás dele!
Outra estória que adorava ouvir de meus irmãos, nós tínhamos uma tia que adorava inovar, ou melhor, ajudar os sobrinhos, fez uma fantasia para uma sobrinha chamada A Psicodélica, a prima era alta, fazia um bom tipo e foi bem paquerada. No outro dia o irmão dela resolveu usar a mesma fantasia, e ai o coitado não teve sossego, pois foi paquerado pelos rapazes que já tinham paquerado a irmã no dia anterior! A gozação rolou solta por vários dias, oh coitado!
Outra recordação bacana foi à lembrança de ter usado uma mortalha, que era de minha irmã, e ficávamos a espera do bloco Os Internacionais passar na avenida, isto já em Salvador, este bloco era formado apenas por homens e diga-se de passagens lindos, a mulherada ficava louca, quando eles passavam corriam dos maridos, dos namorados só para admirá-los!
A minha primeira paixão por bloco foi quando admirei os participantes do bloco Saco Cheio, ele estava parado, participantes descansando, lindos! Prometi que sairia uma vez, e não demorou tanto, tive sorte, meus irmãos facilitaram a minha vida e me patrocinaram por diversas vezes, curti em vários blocos, que naquela época ainda tinha espaço para andar no meio dele, teve O Pote, o Eva, o Beijo, o Luis Caldas embalou com sua voz vários hits de carnaval.
No quesito carnaval já aproveitei bastante, hoje ainda vou, só que em locais mais calmos, em camarotes, não agüento multidão, já não curto pessoas que bebem até cair, admiro os que bebem com controle, pois o bom da vida é apreciar os acontecimentos e viver com alegria.
Bom carnaval para todas as minhas seguidoras, seja, ouvindo o som dos trios, o som das ondas ou o descanso, ou melhor, passeios das viagens, que todos eles sejam imensamente felizes nas suas escolhas, pois quando estamos bem tudo será bem!

3 comentários:

  1. OLÁ
    BELAS LEMBRANÇAS DOS CARNAVAIS DA SUA INFANCIA E JUVENTUDE QUE NÃO ACOMPANHEI PQ JÁ CASADA .
    DE FATO HOJE O QUE CONDUZ O CARNAVAL JÁ NÃO SÃO MAIS AS BRINCADEIRAS SADIAS, MAS A FEBRE, A GANANCIA PELO PODER ECONOMICO EM DETRIMENTO DA ALEGRIA DO POVÃO QUE REALAMENTE SÃO OS QUE FAZEM A VERDADEIRA FESTA.
    É A VELHA POLITICA DO PÃO E CIRCO!!!!

    ResponderExcluir
  2. Minhas lembranças do carnaval de infância e adolescente são poucas, lembro raramente que íamos para o clube pular e antes por aqui tinha o carnaval de rua,onde os blocos e escolas de samba desfilavam. Era o Bloco do Bosta, as pessoas ficavam com o rosto escondido....Não me lembro de roupas de carnaval.....Mas lembro que desde a década de 80 eu vivia vendo o carnaval de Salvador pela televisão,achava tão bonito as pessoas pulando na rua e dizia um dia eu vou,,,,bem até hoje não fui mas antes dos 50 anos pretendo ir..Depois descobri o carnaval fora da minha cidade e faz alguns anos que nunca mais passo por aqui.
    Recomendo: Diamantina que é sem dúvida o melhor de Minas com lindos homens num espaço quadrado.Januaria ao som de trios e marchinhas e o belo Chico.Porto Seguro com seus axés e trios e gente bonita.Olinda com o mar de gente e Recife com o Galo.Nesta minha pequena lista só falta Salvador , Ouro Preto e Rio ai sim completo os melhores carnavais do BRasil......
    Esqueci vou conhecer o Carnaval de Itacaré....depois conto.

    ResponderExcluir
  3. OLÁ AMIGA JACI

    ADOREI SEU COMENTÁRIO, SE ESFORÇOU E DISSE PARA QUE VEIO.
    NO QUESITO CARNAVAL GENUINO, VOCÊ JA VIVENCIOU DE TUDO, QUANTO A VINDA A SALVADOR, SE ADIANTE PORQUE PERTO DOS CINQUENTA EU JÁ ESTOU E AÍ FICAREI SEM CONDIÇÕES DE TE ACOMPANHAR!
    JUNTE SEU RICO DINHEIRINHO, POIS O BOM É PAGO E CARO! MAS ACEITAM CARTÕES, COMO BRASILEIRO É DEVEDOR CONTUMAZ, NÃO TEM PROBLEMAS, A GENTE ESTICA A DÍVIDA!
    BJS

    REGINA

    ResponderExcluir