sábado, 12 de março de 2011

QUEM FOI MARTIN LUTERO?

Por conta da minha leitura do livro, O Retorno de Eliana Machado Coelho, foi falado em Martim Lutero e logo bateu aquela vontade de compartilhar com minhas seguidoras, sobre este homem que entrou para historia
Nascido a 10 de novembro de 1483 na cidade de Eisleben/Alemanha, Martim Lutero foi filho de uma família de mineiros pobres.
Estudou filosofia e direito e no ano de 1505 entrou para a Ordem dos Agostinianos. Tornou-se monge,sendo ordenado sacerdote no ano de 1507.
Defendeu tese de doutoramento em teologia no ano de 1512.
Leciona na cidade de Wittenberg, onde desencadeia, a partir de um estudo acurado das Sagradas Escrituras, um movimento que modificará profundamente o cenário eclesiástico ocidental.
Redige pequenos livretos e traduz a Bíblia para a língua alemã. Suas teses encontram eco e se espalham rapidamente graças à imprensa.
Suas idéias são propagadas e desencadeia-se um movimento reformador em
vários países europeus. Outros simpatizantes lideram iniciativas semelhantes na Suíça e na França.
Graças a uma conjuntura política favorável, Martim Lutero consegue ser porta-voz de anseios mudancistas existentes na sociedade da época.
Casa-se com Catarina de Bora no ano de 1525, abrindo mão de seu voto de
celibato.
Pregador brilhante e estudioso exemplar da Bíblia, pronuncia-se acerca de temas que agitavam a sociedade alemã e européia.
A tradução da Bíblia permite que milhares de pessoas tenham acesso ao texto sagrado. Edita um pequeno catecismo para
que os pais possam ensinar a seus filhos as bases da fé cristã.
Defende e reivindica junto às autoridades a construção de escolas para rapazes e moças. Músico, compõe inúmeros hinos com melodias
e ritmos populares que se tornam verdadeiras prédicas evangélicas.
Denuncia as injustiças sociais e cobra das autoridades mudanças na ordem econômica e social.
Sua morte ocorreu em 1546 quando o movimento de ruptura com a Igreja Católica Romana havia acontecido irremediavelmente.
Segundo a autora do livro citado acima, nesta época, cerca de seis príncipes alemães mantinham relações tensas com o imperador Carlos V e com Roma, principalmente devido ao pagamento de impostos. Os príncipes ficaram satisfeitos por terem em seu meio um reformador disposto a apontar os erros da Igreja e deram muito apoio e incentivo a ele.
Neste meio tempo os alemãs se estimulam com outro reformista Thomas MUzer, que visava a criação de comunidades sem culto e sem sacerdotes, dizendo que Jesus não teve religião nem indicou nenhuma.Só que os príncipes que apoiavam Lutero não gostaram da idéia, pois queriam os camponeses submisso e medroso que obedecesse cegamente às suas ordens.
Pois bem, Lutero pregava que a comunidade deveria constituir a igreja, unida pela fé, subordinada ao poder dos príncipes instituídos por Deus, só que ele apoiou o massacre dos príncipes contra os camponeses que reivindicavam liberdade de pensamento.
Enfim, Lutero tirou o poder arbitrário de Roma e os condenou ao domínio opressor dos príncipes, e acabou escrevendo o tratado que se intitulada A nobreza cristã da nação Alemã. Que na verdade apenas incentivou o orgulho do povo alemão, implantando o germe da vaidade naquela nação!

Um comentário:

  1. OLÁ
    BELA PESQUISA SOBRE ESTE HOMEM QUE DE FATO MARCOU E MUDOU A HISTÓRIA EM ESPECIAL O FORTE PODER ROMANO CONTROLADO NAQUELA EPOCA POR REIS E PELA IGREJA.
    ELE DE FATO MARCA UMA NOVA FASE E DAÍ SER O GRANDE REFORMADOR.
    NA SUIÇA ONDE A MAIORIA DA POPULAÇÃO SÃO PROTESTANTES NOS CHAMOU ATENÇÃO AS IMENSAS IGREJAS SEM NENHUMA IMAGEM, APENAS UM GRANDE ESPAÇO PARA OS CULTOS, SÓ QUE NA ENTRADA PRINCIPAL DA IGREJA TEM MTAS ESCULTURAS INDICANDO O INICIO E O FIM DO MUNDO, TUDO MTO INTERESSANTE PARA SE VER E ANALISAR.
    VALEU, GOSTEI MUITO.

    ResponderExcluir