quarta-feira, 9 de março de 2011

SOMOS EDUCADOS?

Em um bate papo gostoso com amigas, o tema postado de hoje, foi colocado em pauta, achei interessante aprofundar a reflexão sobre ele, que na verdade é sobre educação, e aí jogo a pergunta para meus seguidores, vocês são educados? Sabem definir este tema? Então vamos lá, o individuo educado tem um conjunto de virtudes que são demonstradas no trato social, não são apenas as etiquetas sociais, estas na verdade é como o outro se comporta durante algum evento. As boas maneiras são o primeiro reflexo dessa categoria humana que estará mais ou menos desenvolvida conforme se pratiquem certas opções de comportamento na vida cotidiana.
E onde se aprende ser educada? Referindo-se a gentileza é uma característica do ser humano de, naturalmente, querer ser solidário. Não há como obrigar uma pessoa a se interessar pelo bem-estar do outro, muito menos incutir no vocabulário de alguém as palavrinhas mágicas "obrigado" e "por favor". Mas é possível parar para refletir em cada ação do cotidiano para não agir por impulso e pensar que sua necessidade vem na frente da de qualquer pessoa que transita pelas ruas.
Aprofundando esta pesquisa achei muita coisa e uma delas diz assim, o que se espera de uma pessoa educada, em relação à: Disposição e Sentimentos
que seja indulgente, considerada, prestativa, humana, gentil com as pessoas.Que faça de um tudo para não magoar os sentimentos alheios. Em relação aos sentimentos que esteja livre de toda forma de presunção, prepotência e preconceito. Evita o exibicionismo e toda forma de adulação porque não é superficial.
Em relação Animais e Objetos, que seja com os animais clemente e afetuosa.
Que respeite o uso dos bens materiais e ao meio ambiente.
Quanto a Escolaridade espera-se que a pessoa educada tenha uma boa escolaridade, uma boa formação profissional que tenha concluído seus estudos e seja bem treinado no ofício que lhe compete.
Em relação aos Pensamentos, que sejam simples, claros e diretos, sem subterfúgios e segundas intenções porque o seu coração é reto. A pessoa educada não fala futilmente e sem conhecimento de causa. A pessoa educada procura sempre controlar seus impulsos mais instintivos.
Seus amigos gostam dela pelas suas qualidades VISÍVEIS e reais e por suas boas maneiras. Seus empregados confiam em sua sinceridade e honestidade.
Portanto queridas seguidoras A pessoa educada exatamente porque pauta seu comportamento por valores que elegeu e os quais procura seguir sempre, não gasta sua vida apenas com comodidades e consumo. Antes se interessa pelas grandes questões da vida.
E finalmente uma pessoa educada faz o que deve quando deve e está no que faz. Seus modos, temperamento, impulsos, comportamento social e aparência são educados e gentis porque seu coração também é gentil e educado.

Um comentário:

  1. OLÁ
    BELO TEXTO SOBRE UMA VIRTUDE TÃO RARA NOS DIAS DE HOJE.
    DE FATO A EDUCAÇÃO COMO VC MTO BEM COLOCOU NO SENTIDO MAIS AMPLO DEVE ABRANGER TODAS NOSSAS ATITUDES E SEGUINDO OS PRINCIPIOS DO NOSSO MESTRE JESUS, DEVEMOS SEMPRE ATENDER O PRÓXIMO, ACOLHER E ACIMA DE TUDO AMAR MESMO AQUELES DIFICEIS .
    VALEU!!!!

    ResponderExcluir