quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

UMA INTRODUÇÃO NO OPUS DEI

Atenta ao que acontece no mundo, ouvi a ligação do banco Stander com a Opus dei, logo me inquietei e sai na busca de maiores informações para postar e compartilhar com minhas seguidoras.
O Opus Dei foi fundado por Josemaria Escrivá de Balaguer,padre, em 1928 na Espanha. Está presente em 66 países.

Parece que a missão inicial do Centro do Opus Dei era ministrar aulas de diversas áreas, elaborar projetos estendendo a ação apostólica em todos países e que ao longo da historia foi sendo impedida de avançar por conta da segunda guerra mundial.
Ao longo dos anos foi se fortalecendo, ordenando sacerdotes, bispos e crescendo em vários países.

Em 16 de junho de 1950, Pio XII concede a aprovação definitiva ao Opus Dei. Esta aprovação permite a admissão de pessoas casadas no Opus Dei e a adscrição de sacerdotes diocesanos à Sociedade Sacerdotal da Santa Cruz.

Em 1969 o Congresso Geral extraordinário do Opus Dei em Roma, com o objetivo de estudar a sua transformação em prelazia pessoal, figura jurídica prevista pelo Concílio Vaticano II e que se mostrava adequada ao fenômeno pastoral do Opus Dei.

Em 26 de junho de 1975 Josemaria Escrivá falece em Roma. Nesse momento, pertencem ao Opus Dei cerca de 60.000 pessoas dos cinco continentes. 15 de setembro: Álvaro del Portillo é eleito sucessor do fundador do Opus Dei.

Em 28 de novembro de 1982. João Paulo II erige o Opus Dei em prelazia pessoal e nomeia Álvaro del Portillo como prelado.
Em 6 de janeiro 1991. João Paulo II ordena bispo o prelado do Opus Dei, mons. Álvaro del Portillo.

Beatificação de Josemaria Escrivá na praça de São Pedro (Roma) ocorre em 17 de maio de 1992.

Em 23 de março 1994 o D. Álvaro de Portillo falece em Roma, poucas horas depois de ter regressado de uma viagem à Terra Santa. 20 de abril: Javier Echevarría é nomeado prelado do Opus Dei por João Paulo II, confirmando a eleição realizada no Congresso Geral eletivo celebrado em Roma.

Em 6 de janeiro de 1995. Mons. Echevarría recebe de João Paulo II a ordenação episcopal.

2002, 6 de outubro de 2002 Josemaria Escrivá é canonizado por João Paulo II em uma cerimônia na Praça de São Pedro, em Roma.
Depois deste histórico de fatos com datas e tudo mais, só falta agora a historiadora Josiane dar a sua contribuição, pois pelo que pude entender, trata-se de uma organização com fins educativos religiosos que cresce paralelo a igreja católica, só que até então nunca assisti nenhuma pregação de nenhum prelado, nem um sacerdote da Opus,nem tão pouco nenhum admirador dos canonizados???? Como fica então???
E a dinheirama que chega até eles qual será a origem? Ainda falam que a velha Europa está em crise???? Depois desta provocação para minha fiel seguidora Portal de Deus só me resta aguardar seus comentários.

3 comentários:

  1. oi
    de fato a opus dei é uma organização religiosa onde uns consideram muito rigida e outros muito disciplinada.
    NO filme LEONARDO DA VINCI muitas criticas foram feitas.
    O fato é que vou pesquisar para responder aos questionamentos.

    ResponderExcluir
  2. oi
    EM ATENÇAO AO SEU QUESTIONAMENTO A OPUS DEI É UMA INSTITUIÇÃO DA IGREJA CATÓLICA,CUJA MISSÃO CONSISTE DE FATO EM DIFUNDIR A MENSAGEM DE QUE O TRABALHO HUMANO É MOMENTO DE ENCONTRO COM DEUS, DE SERVIÇO AOS IRMÃOS E DA MELHORIA DA SOCIEDADE, ALÉM DE COLABORAR COM AS IGREJAS OFERECENDO MEIOS DE FORMAÇÃO ESPIRITUAL.
    NO BRASIL A OPUS DEI EXISTE HÁ 50 ANOS E A MISSÃO É A MESMA DITA ACIMA OFERECER FORMAÇÃO ESPIRITUAL, HUMANA, RELIGIOSA E PROFISSIONAL.
    AGORA QUANTO AOS RECURSOS QUE RECEBEM NÃO OBTIVE NEENHUMA INFORMAÇÃO, COMO TAMBÉM NUNCA ASSISTIR NENHUMA MISSA OU HOMILIA DE UM DOS SEUS INTEGRANTES. O QUE ESCREVI FOI FRUTO DE PESQUISA NO SITE www.opusdei.org.br, E POR NÃO PARTICIPAR MEU CONHECIMENTO DE FATO FICA RESTRITO; POR OUTRO LADO NAS REVISTAS CATÓLICAS QUE RECEBO A EX DOS ARAUTOS DO EVANGELHO E OUTRAS, SEMPRE LEIO COMENTÁRIOS DA ATUAÇÃO FIRME DESSA INSTITUIÇÃO QUE MUITAS VEZES É TÃO ELOGIADA E OUTRAS CRITICADAS.
    AGORA NA MINHA VISÃO SE FAZ BEM AOS SEGUIDORES, ORIENTANDO NA FORMAÇÃO, EM ESPECIAL DOS JOVENS, MERECE TODA MINHA ADMIRAÇÃO PELO FATO DE CONTRIBUIR PARA UM MUNDO MELHOR.

    ResponderExcluir
  3. Uma explicação muito boa

    ResponderExcluir