quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

REFLETINDO SOBRE O NATAL

Minhas queridas seguidoras não tive alternativa, fui contaminada pelo ambiente enfeitado e chamativo dos enfeites natalinos e pelo bom velhinho dizendo HO HO HO...e fui para a cadeira do castigo,parafraseando o querido Gabito, fiquei a pensar, a pensar, e só me restou fazer uma breve retrospectiva sobre o tema e achei estes ensinamentos relatados abaixo.
O Natal surge como o aniversário do nascimento de Jesus Cristo, Filho de Deus, sendo uma das festas religiosas mais importantes.
Foi em meados do século IV d.C. que se começou a festejar o nascimento do Menino Jesus, tendo o Papa Júlio I fixado a data no dia 25 de dezembro, já que se desconhece a verdadeira data do seu nascimento.
Uma das explicações para a escolha do dia 25 de Dezembro como sendo o dia de Natal prende-se como facto de esta data coincidir com a Saturnália dos romanos e com as festas germânicas e célticas do Solstício de Inverno, sendo todas estas festividades pagãs, a Igreja viu aqui uma oportunidade de cristianizar a data, colocando em segundo plano a sua conotação pagã. Algumas zonas optaram por festejar o acontecimento em 6 de Janeiro, contudo, gradualmente esta data foi sendo associada à chegada dos Reis Magos e não ao nascimento de Jesus Cristo.
O Natal é, assim, dedicado pelos cristãos a Cristo, que é o verdadeiro Sol de Justiça (Mateus 17,2; Apocalipse 1,16), e transformou-se numa das festividades centrais da Igreja, equiparada desde cedo à Páscoa.

Sob influência franciscana, espalhou-se, a partir de 1233, o costume de, em toda a cristandade, se construírem presépios, já que estes reconstituíam a cena do nascimento de Jesus. A árvore de Natal surge no século XVI, sendo enfeitada com luzes símbolo de Cristo, Luz do Mundo. Uma outra tradição de Natal é a troca de presentes, que são dados pelo Pai Natal ou por alguém que deseja demonstrar seu afeto para o outro e como vivemos em um sistema capitalista selvagem, são lançados todas as estratégias para que o povo acabe logo com o décimo terceiro fazendo a circulação do real!
Fato é queridíssimas, que não é pecado nos rendermos aos enfeites, a gastronomia,mas faz-se necessário em um momento da celebração nos conectarmos com o divino e agradecer por todos os ensinamentos e a dedicação do nosso pai que ainda deseja nos salvar!

2 comentários:

  1. OLÁ
    AMEI SEU TEXTO EM ESPECIAL AO LEMBRAR DO PENSAR DE GAB KKKKK, MAS FALANDO SÉRIO GOSTEI MESMO PQ REVELA VERDADES QUE TODOS PRECISAM SABER, POIS O NATAL REFLETE TODA A PROFUNDIDADE DO AMOR DE DEUS POR NÓS QUE NOS ENVIA SEU FILHO PARA NOS SALVAR E ESTE CHEGA NO MEIO DA SIMPLICIDADE E DA HUMILDADE, DANDO-NOS ASSIM EXEMPLO E TESTEMUNHO DA GRANDEZA DO SEU AMOR.
    QUE O MUNDO POSSA EXPERIMENTAR E VIVENCIAR UM POUCO DESSE AMOR DERRAMADO COM TANTA PROFUSÃO .
    ABRAÇOS NATALINOS

    ResponderExcluir