segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

RECORDANDO GANDHI

Recebi este lindo texto escrito por Mahatma Gandhi, antes de mais nada faz-se necessário deixar aqui registrado quem foi este homem! Foi o fundador da Estado Indiano moderno assim como da “satyagraha” – uma revolução traduzida como “caminho da verdade” caracterizada por uma política anti-violenta e anti-racista.

Gandhi nasceu a 2 de Outubro de 1969 em Porbandar e segundo a tradição, casou-se aos treze anos com uma menina escolhida por seus pais – Kasturba Gandhi.

Gandhi estudou Direito em Inglaterra, onde se tornou vegetariano. Depois de concluir os estudos foi para África de Sul onde viveu durante vinte anos com a mulher e os filhos de forma a lutar pelos direitos da minoria hindu que lá vivia. Esta luta seguia sempre o princípio da não-violência e do amor ao próprio, mesmo pelos oponentes optado por uma desobediência civil.

Em 1906 Gandhi separou-se da sua mulher quando já tinham quatro filhos e viveu 30 anos de celibato.

Regressou à Índia em 1915 para mover o povo a uma luta pacífica para a independência da Índia do governo britânico. Gandhi ajudou os mais carentes, os trabalhadores explorados e inclusivamente jejuou de forma a fazer valer os direitos do povo. No total da sua vida passou 6 anos preso.

Sua luta durou muitos anos tendo maior impacto já na Segunda Guerra Mundial de forma a expulsar os britânicos do território indiano.
Foi assassinado por um hindu radical a 30 de Janeiro de 1948.

Gandhi acreditava que a força da alma e do amor conseguem manter as pessoas unidas em paz e harmonia e foi por isso que lutou toda a sua vida tanto na África do Sul como na Índia.


O caminho para a felicidade não é reto.
Existem curvas chamadas EQUÍVOCOS,
existem semáforos chamados AMIGOS,
luzes de cautela chamadas FAMÍLIA,
e tudo se consegue se tens:
um estepe chamado DECISÃO,
um motor poderoso chamado AMOR,
um bom seguro chamado FÉ,
combustível abundante chamado PACIÊNCIA,
mas, acima de tudo,
um motorista habilidoso chamado DEUS!

Perguntaram a Mahatma Gandhi quais são
os fatores que destroem os seres humanos.

Ele respondeu:

A Política, sem princípios;
o Prazer, sem compromisso;
a Riqueza, sem trabalho;
a Sabedoria, sem caráter;
os Negócios, sem moral;
a Ciência, sem humanidade;
a Oração, sem caridade.

A vida me ensinou:

que as pessoas são amigáveis, se eu sou amável,
que as pessoas são tristes, se estou triste,
que todos me querem, se eu os quero,
que todos são ruins, se eu os odeio,
que há rostos sorridentes, se eu lhes sorrio,
que há faces amargas, se eu sou amargo,
que o mundo está feliz, se eu estou feliz,
que as pessoas ficam com raiva quando eu estou com raiva,
que as pessoas são gratas, se eu sou grato.

A vida é como um espelho:
se você sorri para o espelho, ele sorri de volta.
A atitude que eu tomar perante a vida é
a mesma que a vida vai tomar perante mim.

"Quem quer ser amado, ame!"

2 comentários: