sexta-feira, 9 de julho de 2010

VOCÊ TEM MEDO DE QUE?

Não existe medo sem causa, assim, a causa do medo já é o próprio medo."
Que todos nós temos os nossos, não é novidade, uns piores do que outro, mas é preciso identificar as causas, saber as causas dos nossos receios, novos e velhos, não resolve o problema do medo, não elimina, nem erradica a condição medo do nosso ser. Mesmo assim estamos transcendendo, faz parte da vida.
Cada um busca na direção da sua satisfação pessoal, assim, qualquer coisa que se oponha a esse princípio, qualquer evento que possa parecer um obstáculo à obtenção dessa satisfação, será para nós uma causa, o veículo através do qual o medo se manifestará.
Medo e ansiedade são, portanto sentimentos comuns, normais, que servem para nos proteger.O medo geralmente se refere a um objeto ou a uma situação muito definida. Temos medo do perigo imediato. Já a ansiedade se caracteriza por uma sensação desagradável de tensão e apreensão, fazendo antecipar um perigo futuro, que pode ou não acontecer. No entanto, ambos são sentimentos úteis. O medo protege do perigo e salvaguarda nossa integridade física. Já a ansiedade, enquanto resposta emocional a uma situação, também pode nos estimular na realização de uma tarefa, tornando-nos atentos, melhores.
Atente quando o medo te causar sintomas desagradáveis, que não suporte, aí é preciso ressignificar a situação ou seja procurar ajuda de um especialista para te ajudar a conviver com ele.

Um comentário:

  1. Os medos são normais, afinal quem não tem medo?
    O certo é não deixar que o medo tome conta da nossa vida.

    ResponderExcluir