domingo, 25 de julho de 2010

VOCE SABE A HISTORIA DO SEU NOME?

Movida por pura curiosidade, fiquei a me perguntar, qual a origem dos nomes? Você sabe o porque do seu nome? Como eu sei o motivo do meu, fui fazer uma pesquisa para ilustrar este tema, veja bem, em cada lugar, a cultura é diferente da nossa por exemplo,quando alguém nasce em uma família judia não recebe um nome imediatamente. Os pais convivem com o bebê um tempo. Conhecem mais sobre o temperamento, refletem sobre as circunstancias do parto e avaliam o histórico da gestação. Após esse processo escolhem cuidadosamente um nome que possa traduzir todos estes eventos em uma só palavra. Outro local de inspiração da escolha dos nome s dos filhos é na bíblia.Quem não se lembra dos almanaques, que sugeriam os nomes dos filhos pela data do nascimento, conheço, uma pessoa que a mãe fez isto e o cara se chama de Temistócles, nada contra,mas o coitado até o dia de hoje não sabe pronunciar o seu nome!
Outros são mais excêntricos e escolhem pela pronuncia, ou em homenagem a alguém famoso, ou por puro modismo ou influencia norte americana! O governo em 1973 baixou portaria proibindo os cartórios de registrar nomes nos filhos que fossem criar situações constrangedoras, ainda bem! Por que basta sair as coisas nas novelas, o povo copia tudo, falta criatividade....
Já ia esquecendo, o meu nome foi uma vontade de meu pai, que achava este nome lindo, Regina Lúcia! A primeira filha veio e minha mãe não acatou, quando eu cheguei ela se lembrou do gosto do “veio” e enfim fez a vontade dele!

Um comentário:

  1. Eu sei a hitória do meu nome,significa Deusa da Lua....
    Achei o assunto muito legal.

    ResponderExcluir