quarta-feira, 14 de julho de 2010

COMO ESTIMULAR O HÁBITO DA LEITURA

Quando se tem filho adolescente, estes temas sempre chegam até nós, precisamos acompanhar o rendimento, as notas, aquele stress do boletim. Ele necessita evoluir em especial, na matéria de redação, e na interpretação de textos, aí a coisa complica, pois como abordar a escrita, sem ter conteúdo? Não há solução, é preciso se criar um habito de leitura, e deve desde cedo ser incentivado nas escolas!
Quem tem o hábito de leitura são pessoas mais instruídas e informadas em relação a diversos temas, sem falar que tem mais oportunidades na vida.
No Brasil, as pessoas são desprovidas de informação a cerca da importância da leitura, e sem falar que é uma questão cultural, portanto jovens vamos arregaçar as mangas da falta de leitura e tentar reverter este atraso!
Algumas escolas adotam a ciranda dos livros, onde a turma é dividida em equipe, e cada uma adquire um livro, sendo que cada turma deve ler e passar para outra, tudo deve ser controlado com prazos para troca e apresentação.
Valorize qualquer texto, quem sabe o adolescente não tome gosto e se torne uma pessoa consciente e madura!

Um comentário:

  1. Estimular a leitura é um desafio da educação.
    Na escola onde trabalho é adotada a seguinte prática: tem um baú de leitura que está presente uma vez por semana em todas as salas e os alunos pegam os livros ou revistinhas para ler. Assim eles estão sempre lendo.
    Adorei este assunto.

    ResponderExcluir