terça-feira, 25 de setembro de 2012

EROTISMO FEMININO

Lendo um artigo de um autor muito bom, chamado Roberto da Matta é que veio a inspiração para bloguear. Ele escreve com tanta propriedade, que merece destaque, tem diversas formações e uma delas é a antropologia. Pesquisando sobre o tema, para melhorar nosso entendimento, a Antropologia é o estudo do homem como ser biológico, social e cultural. Sendo cada uma destas dimensões por si só muito ampla, o conhecimento antropológico geralmente é organizado em áreas que indicam uma escolha prévia de certos aspectos a serem privilegiados como a “Antropologia Física ou Biológica” (aspectos genéticos e biológicos do homem), “Antropologia Social” (organização social e política, parentesco, instituições sociais), “Antropologia Cultural” (sistemas simbólicos, religião, comportamento) e “Arqueologia” (condições de existência dos grupos humanos desaparecidos). Da Matta nas suas escritas utiliza todas as ferramentas para que torne possível a nossa compreensão da sociedade com suas interações, as relações das pessoas entre si, com o poder, com o ambiente em que vivemos etc. E por que falei nele? Li um artigo sobre O novo erotismo feminino publicado na revista Época, ele contextualiza este comportamento com as personagens da novela Avenida Brasil, não assisto esta novela, o que vi me bastou, excesso de cenas de violência, de manipulação que conseguem atrapalhar meu equilíbrio,mas mesmo assim, No artigo publicado na citada revista ele afirma que no Brasil antigo, as mulheres eram mães, virgens ou prostitutas, hoje elas podem o que quiserem iguais aos homens,pelo liberdade de aparências e estilos de vestir, de comportar-se e trabalhar. Os modelos de heroínas são heroínas vistas na novela que citei ai em cima, são mulheres que atraem pela liberdade e seduzem pelo fingimento, ou seja com excesso de erotismo. O autor também analisa as personagens femininas da novela Cheia de Charme, onde assistimos empregadas domesticas que podem tudo,menos competir com a patroa.E como muitos só tem a televisão como entretenimento e cultura, é que gostei da apresentação de papeis sociais tradicionais femininos e masculinos. Finalizo dizendo para as minhas seguidoras, vale a pena ler o artigo na integra, basta clicar na o título no “dr google” : O novo erotismo feminino e boa leitura.

Um comentário:

  1. OI
    COMO SEMPRE EXCELENTE TEXTO QUE TRADUZ NUMA REFLEXÃO PROFUNDA. LEMBREI DE UM LIVRO PEQUENO E INTERESSANTE: MULHER OBJETO DE CAMA E MESA.
    HOJE MESMO COM TANTA EVOLUÇÃO, O FEMINISMO IMPERANDO, AS MULHERES BUSCANDO CADA VEZ MAIS SEU ESPAÇO NA SOCIEDADE, MUITAS DELAS AINDA SE SUBMETEM AOS CAPRICHOS MASCULINOS E AOS MODELOS IMPOSTOS PELAS NOVELAS.
    É PRECISO SIM BUSCAR UM MAIOR NÍVEL DE CONSCIENTIZAÇÃO, FIRMAR-SE COMO SER E CONQUISTAR DEFINITIVAMENTE SEU PAPEL COMO MULHER MODELO DE SANTIDADE E DE FÉ, TAL COMO MARIA, MÃE DE JESUS, BENDITA ENTRE TODAS DA SUA ÉPOCA.

    ResponderExcluir