quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

REFLETINDO SOBRE O NATAL

Minhas queridas seguidoras não tive alternativa, fui contaminada pelo ambiente enfeitado e chamativo dos enfeites natalinos e pelo bom velhinho dizendo HO HO HO...e fui para a cadeira do castigo,parafraseando o querido Gabito, fiquei a pensar, a pensar, e só me restou fazer uma breve retrospectiva sobre o tema e achei estes ensinamentos relatados abaixo.
O Natal surge como o aniversário do nascimento de Jesus Cristo, Filho de Deus, sendo uma das festas religiosas mais importantes.
Foi em meados do século IV d.C. que se começou a festejar o nascimento do Menino Jesus, tendo o Papa Júlio I fixado a data no dia 25 de dezembro, já que se desconhece a verdadeira data do seu nascimento.
Uma das explicações para a escolha do dia 25 de Dezembro como sendo o dia de Natal prende-se como facto de esta data coincidir com a Saturnália dos romanos e com as festas germânicas e célticas do Solstício de Inverno, sendo todas estas festividades pagãs, a Igreja viu aqui uma oportunidade de cristianizar a data, colocando em segundo plano a sua conotação pagã. Algumas zonas optaram por festejar o acontecimento em 6 de Janeiro, contudo, gradualmente esta data foi sendo associada à chegada dos Reis Magos e não ao nascimento de Jesus Cristo.
O Natal é, assim, dedicado pelos cristãos a Cristo, que é o verdadeiro Sol de Justiça (Mateus 17,2; Apocalipse 1,16), e transformou-se numa das festividades centrais da Igreja, equiparada desde cedo à Páscoa.

Sob influência franciscana, espalhou-se, a partir de 1233, o costume de, em toda a cristandade, se construírem presépios, já que estes reconstituíam a cena do nascimento de Jesus. A árvore de Natal surge no século XVI, sendo enfeitada com luzes símbolo de Cristo, Luz do Mundo. Uma outra tradição de Natal é a troca de presentes, que são dados pelo Pai Natal ou por alguém que deseja demonstrar seu afeto para o outro e como vivemos em um sistema capitalista selvagem, são lançados todas as estratégias para que o povo acabe logo com o décimo terceiro fazendo a circulação do real!
Fato é queridíssimas, que não é pecado nos rendermos aos enfeites, a gastronomia,mas faz-se necessário em um momento da celebração nos conectarmos com o divino e agradecer por todos os ensinamentos e a dedicação do nosso pai que ainda deseja nos salvar!

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

RECORDANDO GANDHI

Recebi este lindo texto escrito por Mahatma Gandhi, antes de mais nada faz-se necessário deixar aqui registrado quem foi este homem! Foi o fundador da Estado Indiano moderno assim como da “satyagraha” – uma revolução traduzida como “caminho da verdade” caracterizada por uma política anti-violenta e anti-racista.

Gandhi nasceu a 2 de Outubro de 1969 em Porbandar e segundo a tradição, casou-se aos treze anos com uma menina escolhida por seus pais – Kasturba Gandhi.

Gandhi estudou Direito em Inglaterra, onde se tornou vegetariano. Depois de concluir os estudos foi para África de Sul onde viveu durante vinte anos com a mulher e os filhos de forma a lutar pelos direitos da minoria hindu que lá vivia. Esta luta seguia sempre o princípio da não-violência e do amor ao próprio, mesmo pelos oponentes optado por uma desobediência civil.

Em 1906 Gandhi separou-se da sua mulher quando já tinham quatro filhos e viveu 30 anos de celibato.

Regressou à Índia em 1915 para mover o povo a uma luta pacífica para a independência da Índia do governo britânico. Gandhi ajudou os mais carentes, os trabalhadores explorados e inclusivamente jejuou de forma a fazer valer os direitos do povo. No total da sua vida passou 6 anos preso.

Sua luta durou muitos anos tendo maior impacto já na Segunda Guerra Mundial de forma a expulsar os britânicos do território indiano.
Foi assassinado por um hindu radical a 30 de Janeiro de 1948.

Gandhi acreditava que a força da alma e do amor conseguem manter as pessoas unidas em paz e harmonia e foi por isso que lutou toda a sua vida tanto na África do Sul como na Índia.


O caminho para a felicidade não é reto.
Existem curvas chamadas EQUÍVOCOS,
existem semáforos chamados AMIGOS,
luzes de cautela chamadas FAMÍLIA,
e tudo se consegue se tens:
um estepe chamado DECISÃO,
um motor poderoso chamado AMOR,
um bom seguro chamado FÉ,
combustível abundante chamado PACIÊNCIA,
mas, acima de tudo,
um motorista habilidoso chamado DEUS!

Perguntaram a Mahatma Gandhi quais são
os fatores que destroem os seres humanos.

Ele respondeu:

A Política, sem princípios;
o Prazer, sem compromisso;
a Riqueza, sem trabalho;
a Sabedoria, sem caráter;
os Negócios, sem moral;
a Ciência, sem humanidade;
a Oração, sem caridade.

A vida me ensinou:

que as pessoas são amigáveis, se eu sou amável,
que as pessoas são tristes, se estou triste,
que todos me querem, se eu os quero,
que todos são ruins, se eu os odeio,
que há rostos sorridentes, se eu lhes sorrio,
que há faces amargas, se eu sou amargo,
que o mundo está feliz, se eu estou feliz,
que as pessoas ficam com raiva quando eu estou com raiva,
que as pessoas são gratas, se eu sou grato.

A vida é como um espelho:
se você sorri para o espelho, ele sorri de volta.
A atitude que eu tomar perante a vida é
a mesma que a vida vai tomar perante mim.

"Quem quer ser amado, ame!"

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

LIVRE ARBÍTRIO

O apóstolo Paulo de Tarso disse que tudo nos é permitido, mas nem tudo nos é lícito!
A temática de hoje é sobre o Livre Arbítrio, o que será? Do ponto de vista espiritual é a possibilidade de fazermos escolhas. Precisamos entender que não podemos fazer o quer desejarmos e que podemos fazer as coisas sem pensar, pois a cada ação nossa, nos tornamos responsáveis por elas.
A cada momento que obtemos mais conhecimento e sabedoria nos é cobrado, ou seja, o que faremos seremos responsabilizados. É mais do que importante, antes de tudo, analisarmos a nossa conduta diária para evitarmos as conseqüências.
As nossas escolhas são baseadas em princípios valorativos que vamos aprendendo a medida que amadurecemos, por exemplo, uma mulher casada não pode sair por ai namorado com quem desejar, já que se acha livre para fazer o quem bem entender, ou prender alguém em casa, evitando assim a traição. Creio que ficou melhor esclarecido com estes exemplos sobre nossas escolhas!
Enfim, tudo aquilo que fazemos temos dificuldade em assumir responsabilidade pelos próprios atos, se amadurecemos não temos mais opção, as conseqüências virão fatalmente!

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

POR QUE ALGUEM FALA MAL DO OUTRO?



O tema a ser abordado hoje é uma coisa simples, corriqueira, mas de uma profundidade, que muitos podem até achar bobagem ou comum, mas quando uma pessoa fala mal de outra e tem um forte propósito, é com este enfoque que compartilharei com minhas seguidoras.
Seguidoras, muita atenção, quando ver alguém falando de outro, esta pessoa poderá falar de você também! E ai vem a pergunta, por que será que ela faz isto? Por puro prazer?
Uma pessoa que fala mal de outra visa duas coisas: depreciar algo que ela julga melhor do que ela e desviar a atenção dos outros sobre si mesmo. Com isso ela pensa que engana a todo o mundo.
Vimos isto nos ambientes de trabalho um colega falando de outro, no intuito de tirar a credibilidade do outro! Por isto é mais do que importante a gente se manter na verdade, alimentando diariamente uma boa conduta, pois se este mal chegar até nós, ele não irá durar, pois uma pessoa só conseguirá te atingir com seu ódio se você odiá-la, se não cultivar esta emoção, tudo acabará na pessoa , pois é ela quem alimentará um sentimento negativo.
O que está fazendo, na realidade, é apontar no outro o que não está resolvido em si..
Não se sabe o que se passa no coração do outro, até mesmo quando ele diz. Por isso, não cabe a ninguém julgar e muito menos planejar a derrota do ou

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

A MÁGOA

O tema que estamos trabalhando esta semana é sobre a mágoa e como ela se instala em nós de modo devastador que fiz questão de mais uma vez compartilhar com minhas seguidoras.
Nasce de diferentes desentendimentos, que devemos rever a situação que foi originada, para evitarmos julgamentos, pois deixa um gosto amargo pela vida afora.
Sempre vem acompanhado da raiva , do ódio que vai correndo os demais sentimentos que se transforma em magoa, e se esta for revivida sempre o individuo poderá sofrer.
Quando ficamos magoados ficamos pesados de pensamentos ruins, sem lucidez e estes sentimentos nos abocanha como se fosse uma rede, que nos devora e nos traz dor e sofrimento, em especial para quem fica magoado.
Fiquei a pensando que situações poderíamos ser magoados? A maior parte das vezes são palavras que nos ofendem e quem guarda mágoa acabará doente!
Só resta perdoar quem te magoou, para que se possa eliminar a mágoa, é necessário absolver e para isto acontecer é necessário que se conheça as causas pelas quais o outro fez o problema ou a mágoa. É preciso que a gente se coloque no lugar do outro e entender o que aconteceu, até perceber se o outro fez de má fé ou teve motivos para causar a mágoa.
Enfim , a mágoa é um sentimento aparentemente insignificante, porém deixa marcas gigantescas em nossa dinâmica interna, portanto só nos resta aprender a perdoar.

domingo, 4 de dezembro de 2011

VALEI-ME SANTA BARBARA!

A energia hoje é vermelha, a ambiência fica mais fluídica, mesmo para quem não acredite somos contaminados pelos foguetes, pois hoje dia 4 de dezembro é dedicado a ela, a nossa Santa Barbara e por que não dizer Iansã, já que tudo é uno, viemos do mesmo lugar,não adianta mudar os nomes, que o caminho sempre será o mesmo!
A origem dos orixás poderá ser melhor entendida se formos pesquisar na Mitologia Yoruba, o nome Oyá provém do rio de mesmo nome na Nigéria, país que faz parte da Iorubalândia, atualmente chamado de rio Níger. No entanto, não se trata de uma divindade das águas, mas da Senhora dos ventos, raios e tempestades, elemento fogo, seu metal é o cobre. Também chamada de Oya-Yánsàn. Oferendas: àkàrà ou acarajé, ekuru e abará.

A Iansã é um manifesto de Deus,e nós humanos vibramos de acordo a nossa personalidade,pacifica e estas pessoas que se identificam com ela tem fortes princípios de razão e justiça!
Sempre é invocada para nos proteger contra os perigos dos raios, quando se manifesta se apresenta como uma guerreira ,feliz e sempre disposta a amar!
Se não sabe quem é o seu orixá, não se preocupe se eleve e se fortaleça na sua fé!

sábado, 3 de dezembro de 2011

UMA HISTÓRIA DE ONTEM, O LIVRO

Mais um livro lido, e aqui em forma de post, chique não? Muitas ensinamentos que não me furtei em compartilhar com minhas seguidoras.
Trata-se de um livro mediúnico com a autoria é Monica de Castro, cujo título é:Uma História de ontem , fato é que foi narrada no século 20 e jovem Roseli iludida pela paixão,entrega-se a um romance às escondidas e descobre-se grávida de uma criança indesejada .
O tema é o mesmo, os conselhos são sempre os mesmos, como: rancor, a mágoa e o desejo de vingança e estes são relatados de modo que sejam amenizados e deem lugar à compreensão, ao entendimento e à serenidade. E o mais bonito que li é que a mensagem espírita é confortadora e libertadora.
A personagem principal(Roseli) vemos o seu amadurecimento, a sua luta contra os sentimentos negativos que insistiam em ressurgir, e seu reencontro consigo mesma. A sua prima e amiga Elisa sempre dando apoio e conselhos. Observamos também momentos de indecisão de fraqueza e escolhas que com certeza podemos até tê-los,
e finalmente a melhor lição é que poderemos sofrer como utilizamos o nosso livre arbítrio.