quarta-feira, 27 de julho de 2011

VOCÊ É UMA PESSOA RESOLVIDA?

Ouvindo uma amiga falar sobre pessoas voluntariosas, fiquei a pensar que nós temos é "nós" que não conseguimos desatá-los e precisamos nos auto avaliarmos para saber lidarmos com nossos enfrentamentos, e nesta busca de sentimentos é que achei o artigo sobre pessoas resolvidas, vamos ler para quem sabe, identificarmos as nossas ansiedades, nossas fraquezes.
O que é uma pessoa bem-resolvida?
É ser capaz de discernir entre o que é melhor e pior para si, escolhendo o melhor. Na dúvida, reconhecer que não sabe e buscar ajuda. Na certeza, agir. Quando sentir que não está feliz, não se conformar: refletir sobre sua vida e arriscar-se a promover mudanças, partindo para o novo, confiante na sua tentativa, mesmo sabendo que ruma para o desconhecido e com alguma dose de medo e risco. Resumindo, é uma pessoa que escolhe ser feliz.
Uma pessoa bem-resolvida diz e faz tudo o que pensa, tudo o que tem vontade?
Não, esse seria o modelo de uma pessoa voluntariosa e inconseqüente. Uma pessoa bem-resolvida sabe refletir, bem como intuir sobre qual a melhor atitude a adotar, contemplando seus próprios interesses sem ferir intencionalmente a outrem e, a partir dessa atitude, sente-se tranqüila e segura com sua postura.
Como uma pessoa bem-resolvida reagiria a uma situação de traição? E na perda de emprego?
Ela sofreria a dor de perder a pessoa amada, mas não se sobrecarregaria com sofrimentos adicionais e inúteis, oriundos de fantasias doentias e parciais, elucubrações masoquistas e infrutíferas, nem se faria de vítima. Enfrentaria a situação com a dignidade de quem confia que ultrapassará essa crise da melhor forma possível. No caso da perda de emprego, a atitude seria parecida com a anteriormente descrita. Essa pessoa é capaz de analisar os interesses e fatos de ambas as partes envolvidas, de assumir as conseqüências de sua parcela de responsabilidade e aprender com a experiência, preparando-se para criar novas oportunidades, confiante de que toda crise é passageira.
Como se comporta no convívio diário uma pessoa bem-resolvida?
Sabe preservar-se do convívio com pessoas e ambientes que não lhe fazem bem, sabe dizer não quando necessário, bem como buscar gratificar-se lutando por tudo que é importante em sua vida, tranqüila e assertivamente. Respeita a opinião das outras pessoas e está aberta a discussões, críticas e sugestões, convivendo harmoniosamente com o seu grupo social, mas sem deixar-se controlar por ele e sem tentar controlar ninguém.
Uma pessoa bem-resolvida adoece?
Adoece, sofre revezes e injustiças e está sujeita a todas as intercorrências inevitáveis e imprevisíveis da vida, como qualquer outra pessoa, com a diferença de que seu modo de ser não atrai doenças nem sofrimentos desnecessários, tão comuns na vida das pessoas cuja postura diante da vida é inconsciente, inconsistente ou de dependência e irresponsabilidade.
Existem mais homens ou mulheres bem-resolvidos?
Eu não sei responder a essa pergunta e não sei se alguém poderia fazê-lo. Creio que não, porque o parâmetro para se medir o quão bem resolvido alguém é não repousa sobre o número de revezes que a pessoa enfrenta, mas sobre o modo como os ultrapassa e o grau de aprendizado e posterior prazer com o aprendizado que daí adquiriu. Tanto homens quanto mulheres são capazes dessa aquisição, se investirem sua energia para alcançar esse objetivo.
Ser bem-resolvido está ligado ao processo de maturidade?
Maturidade psicológica, sim; cronológica, não necessariamente. É evidente, porém, que o acúmulo de aprendizado com experiências ao longo da vida vai tornando a pessoa cada vez mais madura e bem resolvida, se ela o aproveita adequadamente. Infelizmente, isso nem sempre ocorre, razão pela qual há muitas pessoas idosas que apresentam grande dificuldade de viver plenamente suas vidas, sofrendo por questões banais que poderiam ser eliminadas se buscassem desenvolver-se mais amplamente.
Quais os benefícios em ser uma pessoa bem-resolvida. E os prejuízos do oposto?
Costuma-se brincar dizendo que uma pessoa bem resolvida não procura pelo em ovo. Isso significa que ela não desperdiça seu tempo com questões sem importância, mas sabe dar importância até a pequenas questões, se estas forem fonte de alegria para si ou para outros. Devido à sua postura mais confiante e tranqüila, evita muitos percalços que são verdadeiros tropeços na vida da maioria das pessoas e, com isso, pode investir sua energia para viver mais intensamente os aspectos da vida que mais lhe despertam prazer e interesse. Também sabe desistir de uma situação ou relacionamento, quando percebe que a outra parte envolvida não participa positivamente da relação, ou seja, ao invés de insistir em mudar o outro, parte em busca daquele que lhe faça bem naturalmente. Os prejuízos do comportamento oposto consistem em viver uma vida medíocre, em que se perde tempo com questiúnculas que poderiam ser totalmente varridas ou ignoradas, sofrimentos adicionais desnecessários por dar ouvidos indiscriminadamente a tudo e a todos, confundindo valores e perdendo o discernimento, a objetividade, a capacidade de julgamento e de buscar a satisfação pessoal.
Como uma pessoa bem-resolvida lida com sentimentos como inveja, ciúme e vícios (como o álcool e as drogas)?
Ter inveja e ciúmes é um fato que ocorre a todas as pessoas em algum momento de suas vidas. Uma pessoa bem- resolvida reconhece o sentimento que está tendo, sofre com ele e busca não contaminar sua relação com a pessoa que o despertou, reconhecendo que ele é fruto de uma dificuldade atual sua, razão pela qual não se permitirá levá-lo adiante em sua forma crua. Transformará a inveja numa admiração criativa, por exemplo, tomando aquela pessoa que a inspirou como modelo para seu crescimento pessoal. Quanto à adicção em geral, uma pessoa bem resolvida pode, como qualquer outra, sentir prazer com o consumo de álcool ou outras drogas. A diferença entre ela e as demais pessoas é que ela se respeita e se gosta o suficiente para ser capaz de identificar o sinal de perigo desse consumo. Poderá até consumir por algum tempo por prazer, após ter experimentado e gostado, mas abandonará o uso no momento em que sentir que o vício começa a se impor em sua vida. É bastante forte para dar esse desfecho e evitar o vício descontrolado.
Que diferença faz para o mundo ser uma pessoa bem-resolvida?
Essa pessoa tem o dom de tornar-se modelo natural para aqueles que a cercam. É admirada pela firmeza de suas decisões, pela corajosa tranqüilidade com que expõe suas opiniões e mesmo suas dúvidas, pela sua facilidade de conquistar amigos e admiradores, de aprender e pôr em prática o aprendido; aparenta humildade porque não possui nem sombra de arrogância, o que lhe confere simpatia e deixa as demais pessoas à vontade. Como modelo de comportamento, funciona espontaneamente como um elemento de efeito multiplicador porque inspira outras pessoas a serem como ela é. Geralmente é bem sucedida naquilo que se propõe a fazer. Penso que o mundo precisa de mais e mais pessoas bem-resolvidas para ajudar a simplificar a vida de todos.
Uma pessoa bem-resolvida é feliz?
Sem dúvida, é muito mais feliz do que se não fosse bem-resolvida. Claro que se uma tragédia acontecer na vida de uma pessoa assim, ela não deixará de sofrer enormemente. Mas ela sofrerá apenas o necessário e sairá mais rapidamente da situação de dor do que qualquer outra pessoa sairia.
Uma pessoa bem-resolvida se sente mais motivada?
Sim, porque ela não se acomoda em situações que não lhe fazem bem. Ao sentir-se estagnada, desmotivada ou triste, uma pessoa bem-resolvida não estaciona na dor. Mesmo sofrendo, começa a farejar possíveis saídas para a sua situação. Se estiver infeliz no relacionamento íntimo, por exemplo, após tentar tudo que é possível para solucioná-lo sem ter sucesso, é suficientemente corajosa para romper a relação que não a satisfaz. Sabe que o sofrimento do rompimento é equivalente ao sofrimento anterior, mas lhe dará a chance de em breve voltar a ser feliz novamente. Não se atém somente à gratificação imediata, sabe olhar mais adiante e daí é que extrai a motivação para dar passos mais ousados. Na vida profissional, age em combinação com seu cérebro e seu coração: se não está satisfeita e não consegue melhorar a situação, busca outros caminhos que a satisfaça porque seu bem-estar pessoal, sua harmonia interna está em primeiro plano. Nunca se torna uma companhia desagradável porque não perde tempo reclamando, parte para a ação. Como resultado de sua postura, desperta a admiração dos colegas e sente-se também mais autoconfiante com seus sucessos, o que a motiva a seguir nessa trajetória pró-ativa constantemente.
Uma pessoa muito bem-resolvida vai ser assim sempre?
Ser uma pessoa bem resolvida não é um estado que se atinge e aí se descansa para usufruí-lo automática e eternamente. Na verdade, é um processo que não termina nunca, porque envolve refletir sobre cada experiência vivida e encontrar em seu interior as ferramentas necessárias para lidar com cada situação. Se a situação é nova, o arsenal de recursos existente pode ser insuficiente e então, pinta novamente a insegurança. Isso faz parte do processo e é a coragem de assumir novos riscos e caminhos que promove o crescimento constante, mantendo a auto-estima sempre em alta, fator fundamental para estar bem. Nessa trajetória, o acúmulo de sucessos e experiências enriquecedoras renovam e fortalecem a coragem para sempre seguir em frente, trazendo confiança na própria avaliação, reflexão, intuição e capacidade de sair-se bem.
A terapia pode ajudar uma pessoa negativa e infeliz a tornar-se bem-resolvida?
Sem dúvida, o processo psicoterapêutico é a ferramenta mais valiosa para a transformação dessa pessoa em alguém com uma psique saudável, criativa e emocionalmente equilibrada. Isso porque ela aprenderá a realizar aquilo que, até então, esteve sempre dentro de si em forma de potencial não trabalhado, como que adormecido. Acessando suas próprias ferramentas, descobrirá seu próprio manancial de possibilidades, que é infinitamente grande em todos nós. Para isso, ela só precisa querer de verdade realizar esse trabalho interno, confiando no terapeuta que escolheu e participando ativamente do processo terapêutico.
Enfim queridas seguidoras, antes de procurarmos terapeuta, vamos buscar o nosso divino que está dentro de nós e a partir dai so nos conetarmos com a nossa energia, não a do outro, pois somos devemos ser luz, isto sim que é ser resolvida!

2 comentários:

  1. Um pessoa resolvida é realmente aquela que é felizzzzzzzzzzzz.

    ResponderExcluir
  2. OLÁ
    AMEI ESTE TEXTO PQ MUITO INTERESSANTE AO REFLETIRMOS SOBRE UMA PESSOA BEM RESOLVIDA E DE FATO SER BEM RESOLVIDA COMO BEM DISSE A NOSSA AMIGA PEQUI É SER FELIZ, DESDE QDO NÃO MACHUQUE O PRÓXIMO E TENHA DISCERNIMENTO EM TODAS AS SITUAÇÕES QUE A VIDA APRESENTA.
    ACREDITO AINDA QUE UMA PESSOA RESOLVIDA É AQUELA QUE BUSCA A SANTIDADE DE FORMA PROCESSUAL, BUSCA TB DESENVOVER OS DONS DO ESPÍRITO SANTO QUE DEUS CONCEDE A CADA UM DE NÓS COMO SABEDORIA, FORTALEZA, DISCERNIMENTO DENTRE OUTROS E NO MAIS ORAR A NOSSA SENHORA DESTADORA DE NÓS QUE NOS LIBERTE E DESTRUA TODOS OS NÓS QUE NOS ATRAPALHA.

    ResponderExcluir