domingo, 3 de julho de 2011

O QUE É BIOMETRIA?

Atualmente quando buscamos atendimento em algumas clinicas somos submetidos a uma identificação, através da impressão digital de um dos dedos. Quando é a primeira vez do atendimento a funcionária da clinica faz o cadastro e seleciona o dedo, aí sim, este será o seu portal para identificação, mundo moderno queridas seguidoras, o nome desta tecnologia, chama-se de biometria, que fui buscar maiores explicações para compartilhar com vocês .
Biometria na verdade é é usada na identificação criminal, controle de acesso, etc. Os sistemas chamados biométricos podem basear o seu funcionamento em características de diversas partes do corpo humano, por exemplo: os olhos, a palma da mão, as digitais do dedo, a retina ou íris dos olhos
É mais uma ferramenta da tecnologia da informação, pois a biometria significa a verificação da identidade de uma pessoa através de uma característica única inerente a essa pessoa. Essa característica pessoal pode ser tanto fisiológica (como uma impressão digital ou características faciais) ou comportamental (como a assinatura manuscrita ou uma amostra de voz). Deste modo, a biometria pode ser utilizada, por exemplo, para autenticação de usuários em uma rede de computadores.
Abaixo foi elencado os programas usados para reconhecimento do individuo em diversos locais que necessitem identificação.
Impressão digital: requer um dispositivo capaz de capturar, com um bom grau de precisão, os traços que definem a impressão dos dedos, além de um programa que trate a imagem capturada e faça o reconhecimento da digital.
- Reconhecimento da face: o software de reconhecimento registra vários pontos delimitadores na face, capazes de definir proporções, distâncias, tamanhos e formas de cada elemento do rosto, como olhos, nariz, queixo, maçãs do rosto, orelhas, etc.
Identificação pela íris: O padrão da íris do olho humano (a parte colorida dos olhos, em torno da pupila) guarda uma imagem muito complexa e, assim como a impressão digital, é única em cada pessoa.

- Identificação da retina: Esse método é semelhante ao da íris. A retina é a parte do fundo do olho, uma camada interna composta por vasos sangüíneos que desenham um padrão único e pessoal.

- Reconhecimento da voz: O programa de identificação faz uma análise dos padrões harmônicos e não simplesmente uma comparação entre reproduções de uma mesma fala.

Deixo aqui registrado o meu desejo que diante de tanto avanço, que revejam a real necessidade de termos tantos documentos impressos em papel, ao meu ver um cadastro único com todos os dados seria o ideal, é preciso modernizar!

2 comentários:

  1. seria muito interessante usar a tecnologia para substituir tantos papeis em setore públicos a natureza agradeceria.
    A biometria é super interessante

    ResponderExcluir
  2. OLÁ
    EXCELENTE ENTENDE.R A IMPORTANCIA DA BIOMETRIA EA SUA APLICABILIDADE COMO JÁ VIMOS NOS PAÍSES DESENVOLVIDOS.
    QUE POSSAMOS PROSSEGUIR RUMO AOS AVANÇOS DA TECNOLOGIA

    ResponderExcluir