quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

SOBRE A LAVAGEM DO BONFIM

A segunda quinta feira do mês de janeiro é dedicado a Lavagem do Bonfim, igreja feita na colina, ou melhor, no morro de Monte Serrat, parte mais alta da cidade de Salvador. Comemoração marcada pelas baianas jogando água de cheiro nos poucos degraus do templo, e na cabeça de milhares de pessoas, estas chegam até lá animadas pelo afoxé filhos de Gandhi e outras charangas. Esta comemoração dura o dia todo, sendo que o cortejo sai da igreja Conceição da Praia no Contorno e a caminhada deste local até o Bonfim, é de aproximadamente 8 km, é uma longa caminhada no sol escaldante!
Durante o cortejo as pessoas se aglomeram nas ruas e ficam bebendo, paquerando, papeando, passam charretes enfeitadas, foi proibido trio elétrico e animais, já viu não é? Aqui tudo vira carnaval!
Esta igreja foi concluída a sua construção em 1772, com azulejos portugueses, com pinturas de imagens na nave(teto) e três altares com imagens de cristo nas laterais.
Como a Bahia é um berço cultural das religiões, herdamos as influências dos católicos, com os santos e com os africanos, o culto aos orixás. O espaço é cultuado respeitando todas as diferenças, ou seja, de um lado o padre faz a missa e do outro as baianas dão banho de ervas.
Como oxalá no sincretismo religioso é Jesus, a cor branca é uma homenagem, pois quem tem Oxalá como protetor além de usar suas contas, reforça nas vestes com o branco! Proteção pura!
Logo a fé e devoção fizeram o comércio das fitas ficarem intensas, quem tem pedidos a fazer, é só dar três nós, na fita e amarar na grade da igreja e esperar pelo merecimento!
Pois bem queridos seguidores, já fui muito para a badalação ou seja, a parte profana, hoje só peço a Oxalá que derrame as melhores vibrações de paz e harmonia em todos nós! Mesmo para quem não curta a festa ou não acredite, a energia coletiva de quem vai com amor no coração esta energia é liberada para o cosmos e melhora toda a nossa ambiência!

Um comentário: