domingo, 30 de janeiro de 2011

REPENSANDO HÁBITOS ALIMENTARES

Após ler o jornal A tarde de grande circulação neste domingo, matéria sobre “alimentação pode corrigir males na saúde”, fiz uma bela reflexão sobre o tema e logo postei para poder compartilhar com minhas seguidoras.
O meu artigo anterior a este foi sobre o nosso corpo, o nosso templo, sobre a necessidade de adotarmos mudanças conscientes. Eis o tema diz algo sobre manutenção de saúde.
A nutricionista citada no artigo diz que devemos comer a cada três horas, tomar um bom café pela manhã, reduzir à quantidade de comida a noite, não exagerar no consumo de alimentos crus, pois este contém mais fibras e estas em excesso são de difícil digestão e se exagerar terá dor abdominal e gases. O leite e seus derivados devem ser ingeridos com moderação por conta da intolerância à lactose, com o tempo passamos a perder a capacidade de absorção, não beber durante as refeições e evitar refrigerantes que causam desconforto por conta dos gases, ai pensei ai meu Deus e aquela coca cola, light, para diminuir a culpa, tão gostosa? Fazer o que, mudar para limonada!
A alimentação balanceada pode curar males do aparelho digestivo, o número de pessoas com doença celíaca, só faz crescer( trata-se de uma patologia que afeta o intestino delgado por ingestão do glúten, não acontece à digestão do glúten, a pessoa tem diarréias freqüente e perda de peso.
Já a ingestão excessiva de proteínas causa danos aos rins, se exagerarmos nos carboidratos terá a obesidade, não temos opção, o jeito e mantermos o equilíbrio.
A farinha branca se transforma em açúcar rapidamente o que faz disparar a taxa de insulina, vamos então substituir por farinha integral, pois irão ajudar no ritmo intestinal e até previne doenças como o câncer de intestino.
Outra dica valiosa precisou beber muita água ( 2 a 3 litros de água por dia), pois sem ela a fibra ingerida, não faz seu papel, e estas são encontradas nas frutas, legumes e vegetais
Seja lá qual for seu caso, e se já passou dos trinta e cinco anos, já perdeu o prazo de validade, portanto queridas seguidoras não temos saída, vamos nos cuidar!

2 comentários:

  1. A alimentação é um caso sério, deveríamos aprender a comer desde crianças e isso não acontece.Mas se pensarmos bem como falar de comidas corretas se tem pessoas que só tem acesso a seus farináceos?O mais correto era aprendermos as alternativas baratas para não perdermos os nutrientes principais para o organismo ou então aprendermos a reaproveitar os alimentos.
    Questionamento: o que as pessoas fazem com os alimentos que sobram? jogam fora....Penso muito nas pessoas que não tem acesso ao básico e como vão repensar os hábitos alimentares?

    ResponderExcluir
  2. OLÁ AMIGA JACI

    AS PESSOAS QUE NÃO TEM O BÁSICO DESENVOLVEM OUTRAS DOENÇAS, DESNUTRIÇÃO, ANEMIA, ETC

    CABE AO GOVERNO CRIAR ALTERNATIVAS PARA QUE POSSA MINIMIZAR A POBREZA E ATE´MESMO OFERECER MERENDAS MELHORES AS CRIANÇAS
    NO MOMENTO SÓ NOS RESTA JOGAR AS MELHORES VIBRAÇOES PARA QUE DONA DILMA FAÇA UM BOM GOVERNO E MELHORE A NOSSA LINHA DE POBREZA

    ResponderExcluir