quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

AI, ESTE TAL DE CIÚME!

Ainda inspirada no livro que li esta semana, chamado A atriz veio a vontade de postar sobre ciúme, começo pela definição do termo, é um instinto de posse, instintiva que o individuo ciumento passa a vida a procura de um segredo que possa destruir sua felicidade!
O ciúme segundo os psicólogos é uma emoção usada pelo seu psiquismo como uma reação ao medo de perder. Ainda afirma que tem pessoas que gostam de sentir esta emoção, pois geram neurotransmissores e o cérebro fica viciado da mesma forma como se fosse com as substancias como álcool, nicotina, cafeína, etc.
O medo de perder tem um lastro de fatores como à expectativa, a carência e a decepção e o ciúme tem um subproduto que é a mentira, ou seja, para evitar reação ciumenta do outro, a vitima mente, pois quem é ciumento acaba sendo agressivo e o outro acaba se protegendo com a mentira.
O grande problema é quando o outro deseja exclusividade de um relacionamento afetivo e sabemos que o amor para ser pleno e feliz não deve ser prisioneiro.
Ainda li que a nossa mãe nos ensina a ser ciumentos quando manda ter cuidado com os brinquedos novos e não deixar na mão de qualquer um? São situações que ficam nos compartimentos que na fase adulta poderá eclodir e atingir as emoções
Cada dia me interesso mais e mais em aprender sobre as emoções, inclusive já postei coisas do tipo, por que nem todo mundo sabe identificar as que possui, só reagem e como sabemos não temos um manual em como nos comportamos diante das adversidades ou melhor conviver com algum ciumento! Como ninguém é perfeito, o bom mesmo é separar as qualidades e valorizar por que senão minhas seguidoras não saberemos conviver com ninguém!

2 comentários:

  1. OLÁ
    DE FATO O CIUME EXACERBADO CHEGA A SER MESMO UMA PSICOPATIA E TEMOS TANTOS EXEMPLOS DISSO...
    O BOM MESMO É BUSCAR O EQILIBRIO E VIVER AS EMOçOES DE FORMA SAUDÁVEL.
    A ESCOLA TEM O GDE PAPEL DE SOCIALIZAR AS RELAçÕES PARA QUE AS CRIANçAS APRENDAM A DIVIDIR E PROGRESSIVAMENTE SABER COMPARTILHAR TUDO COM TODOS.
    QUE POSSAMOS SEGUIR O EXEMPLO DE PIAGET QUE COMO EDUCADOR NOS ORIENTA A COMPARTILHAR.

    ResponderExcluir
  2. Ter ciumes é complicado porque pode tornar uma doença.

    ResponderExcluir