domingo, 17 de outubro de 2010

VOCÊ PODE EXPRESSAR SUA RELIGIOSIDADE?

De acordo a lei brasileira nós somos livres para escolhermos a religião que desejarmos, a esta liberdade, diz que o estado brasileiro é laico, ou seja, não tem religião, este apenas tem o dever de garantir a liberdade religiosa.O código penal considera crime, pode ter multa ou até detenção!
Na prática vemos ainda muito preconceito e este se manifesta pela humilhação imposta àquele que é diferente. Ou então o outro deseja impor sua verdade de qualquer jeito.A religião é um assunto pessoal, entre a sua consciência, entre o seu espírito e o Criador. O que cabe aos outros seres humanos, aos seus irmãos e irmãs, é respeitar a sua escolha. O que cabe aos governos é garantir a sua liberdade de escolha. Portanto, religião é um assunto pessoal, entre a sua consciência, entre o seu espírito e o Criador. O que cabe aos outros seres humanos, aos seus irmãos e irmãs, é respeitar a sua escolha. O que cabe aos governos é garantir a sua liberdade de escolha.
Pesquisando sobre este tema, achei este registro, que achei importante e diz que qualquer um que descrimina qualquer tipo de religião ou filosofia espiritualista, templos de umbanda, candomblé, lugares e seus praticantes da Wicca, que celebram a divindade da natureza, não podem ser desrespeitados sob qualquer pretexto. Muito menos xamânicos, ou mesmo os ciganos que são perseguidos e agredidos por causa de sua etnia e de sua religião, mesmo motivo que os condenou ao quase extermínio na Segunda Guerra Mundial, juntamente com os judeus e outras vítimas da intolerância.
No Brasil, o artigo 33 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, prevista no texto da Constituição de 1988, determina que a educação religiosa nas escolas públicas assegure "o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil, vedada quaisquer forma de proselitismo". Ou seja: é obrigatório respeitar a liberdade religiosa do aluno; é proibido tentar convertê-lo para esta ou aquela religião. E ai queridas seguidoras vocês já presenciaram algum abuso, então aproveitem e deixem seus comentários para engradecer este bloger!

Um comentário:

  1. Sabe o que não está certo? São as escolas colocarem ensino religiso é só falar da igreja catolica.Seria interessante falar da Iemanja, do Oxóssi, do espiritismo, das igrejas batistas etc.
    Mas ainda estamos longe dessa conciência e desse debate de religiosidade.

    ResponderExcluir