quinta-feira, 28 de outubro de 2010

STRESS E A QUALIDADE DE VIDA!

Após participar da palestra sobre Stress e Qualidade de vida, proferida pela palestrante Dra Julia Coutinho, hoje, por conta da programação da semana de comemoração do dia do servidor, que por aqui é no dia 28 de outubro, e ela como sempre mexeu com os ouvintes e disse coisas para refletirmos, parecia que os ensinamentos, era para cada um de nós.
Falar sobre stress, parece que já estamos mais do que sabidas, mas aprendi que é preciso ter um canal de adaptabilidade, que nada mais é que enfrentar o stress cotidiano
É preciso ter mudanças de atitude e de comportamento frente a vida. A pessoa estressada só conseguirá ficar mais tranqüila e com mais controle sobre suas emoções e impulsos, quando transformar sua maneira de viver e de se relacionar frente ao mundo.
Precisamos canalizar o nosso stress, escolha atividade como:- Atividades físicas: Inclua em sua rotina semanal alguma atividade física regular que seja de preferência muito prazerosa. Pois o exercício físico desprovido de prazer, feito por obrigação, não tem boas perspectivas de continuidade.
Tome um banho de mar ou piscinaAtividades físicas fazem com o que o corpo libere endorfinas, substâncias responsáveis pela sensação de prazer, euforia e bem-estar.Relaxe, medite, se conecte a ser supremo, te tornará mais equilibradoSolicite de alguém uma massagem seus músculos ficam endurecidos e agradecerãoLimpe seu ambiente, coloque óleos, lavanda
Ouça uma boa música, aquela que eleva a sua alma. Cante no carro, debaixo do chuveiro, ao levar as crianças para passear, não importa que não saiba a letra, invente se for o caso, ou então apenas murmure alguns sons agradáveis.- Cultive suas amizades: Os amigos são importantes em qualquer momento da vida. Procure cultivar amizades gratificantes, sejam elas novas ou antigas. É importante ter alguém com quem possa falar e ouvir.Sentimentos reprimidos e guardados por muito tempo podem se transformar em uma panela de pressão, um dia explode.
Busque na medida do possível e em sua atividade profissional algo que lhe traga algum tipo de desenvolvimento.
Busque sua dignidade a qualquer custo!
Não tenha medo de dizer não, por medo de ser julgado!
O stress é tão serio que te levará a uma explosão e esta poderá atingir seus familiares, seu trabalho ou mesmo, sua própria saúde.Todos nós temos preocupação, queira resolver seu problema por prioridade, ou a medida que eles forem surgindo.O corpo fala, e se não canalizar suas tensões, você poderá ficar doente de verdade!

2 comentários:

  1. O termo estresse tem origem da palavra latina "stringere" que significa provocar tensão (PAVÓN, 2004).
    Viver nesta sociedade sem estresse é um desafio.

    ResponderExcluir
  2. olá
    espetacular o comentário e a lição de casa que devemos fazer para evitar este mal do século o tal do stress.
    Já cultivo algumas dessas saudáveis orientações, mas irei aumentar pq com certeza precisamos viver na paz e não uma paz passageira, mas uma paz de espírito.

    ResponderExcluir