domingo, 24 de outubro de 2010

A ORIGEM DAS PROFISSÕES

Ao ouvir propaganda de um cursinho pré vestibular, fazendo uma chamada para os jovens que antes de tudo, devem pensar em suas profissões, fiquei a pensar, qual a origem delas? Lógico que não perdi tempo e cá estou já escrevendo para o bloger.
O que veio primeiro foi a função ou a profissão? Creio que chamam de profissão, aquelas categorias que podem ser regulamentadas ou então aquela pessoa que seja detentora de um conhecimento, por exemplo, marceneiro, pedreiro,etc. Deixo aqui registrado a minha indignação, em relação a profissão mais antiga da humanidade, a de prostituta, aí pergunto, o que foi investido nela, para que se diferenciasse das outras e a chamem de profissional do sexo? Como ando abusada com os politiqueiros, creio que criaram esta lei, que regulamenta esta profissão, para proteger as mães deles ou tias.....(kkkkkkkkkkkkkk)
As profissões da área da saúde são todas regulamentadas por lei, com existência de conselhos, a minha por exemplo, Enfermagem, é a arte de cuidar, responsável inicialmente pela promoção, prevenção e na recuperação da saúde dos indivíduos, dentro de sua comunidade, podendo atuar em aáreas da saúde: assistencial, educativa, administrativa e gerencial. Atualmente exerço a minha profissão na area administrativa, proporcionando a melhor aquisição para o meu cliente.Voltando a origem das profissões, sempre existiu doença e de quem precisassse de um cuidador, Só que Florence Nightingale, após guerra da Criméia, estruturou seu modelo de assistência.É legalizada pela lei 2. 604/95, também possui conselho da categoria, que fiscaliza o exercício da profissão. O interessante na minha profissão é que existe uma divisão social do trabalho, associo a esta separação aos moldes do capitalismo, herdados apenas por nós. Vejam bem, quem pode estudar mais um pouco é detentor do saber, e ai,só faz mandar, aquela velha história, aprendem para poder suepervisionar, quem não tem condições de estudar em faculdades, é quem trabalha. as técnicas de Enfermagem. Em Portugal nao existe esta sub divisão na catetogoria.Vejo também, como medida de economia, os patrões em vez de contratar mão de obra especializada e mais habilitada, contratam a mais barata! Aqui temos o exemplo do hospital Sarah que contrata apenas enfermeiros.Deixo o espaço para minhas seguidoras a escreverem sobre suas profissões ou o que assim desejarem.

Um comentário:

  1. SEGUNDO OS ESTUDIOSOS E AUTORES DE LIVROS NA AREA DE RECURSOS HUMANOS A PROFISSÃO É A SUA ATIVIDADE, AQUELA ONDE VC OBTEVE FORMAÇÃO CIENTIFICA, POR SUA VEZ A FUNÇÃO É O EXERCÍCIO DA ATIVIDADE OU SEJA AQUILO QUE VC DESEMPENHA, POR EX MÉDICO- PROFISSÃO,GERENTE MÉDICO - FUNÇÃO
    QTO AS PROFISSIONAIS DO SEXO SEGUNDO INFORMAÇÕES DA TURMA JURIDICA ELAS AQUI NO BRASIL SE ORGANIZAM EM ASSOCIAÇÕES, MAS AINDA NÃO TEM LEIS QUE REGULAMENTEM A TAL PROFISSÃO.
    GOSTEI DO ASSUNTO, POLÊMICO E ATUAL>
    VALEU!!!

    ResponderExcluir